Segundo nota da CCDR Algarve, a cerimónia contou com a presença do Diretor-Geral da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Rogério Ferreira, do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I.P. (CCDR Algarve), José Apolinário, do Vice-Presidente da CCDR Algarve, Pedro Valadas Monteiro, e do Presidente da Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento Algarvio, Macário Correia, além das entidades anteriormente responsáveis pela gestão dos aproveitamentos em causa: Preguiças (24 hectares), no concelho de Alcoutim, Pessegueiro (68 hectares), também no concelho de Alcoutim, Mealha (14 hectares), no concelho de Tavira e Monte da Ladeira, conhecido por Pisa Barro (20 hectares), no concelho de Castro Marim.

A mesma fonte adianta que no seu conjunto, estas infraestruturas representam uma área beneficiada de 126 hectares e uma capacidade de armazenamento de 0,8 hectómetros cúbicos. Este processo dá continuidade à primeira adenda ao contrato de concessão, celebrada em maio de 2025, que transferiu a gestão de quatro outros aproveitamentos hidroagrícolas para a ABPRSA - Pão Duro, Vaqueiros, Almada de Ouro e Caroucha, num total de 140,1 hectares e 1,1 hectómetros cúbicos de capacidade de armazenamento.
A assinatura da segunda adenda resulta do Despacho n.º 258/2026, de 7 de janeiro, do Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, que aprovou a transferência da gestão de mais quatro aproveitamentos hidroagrícolas para a Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento do Algarve, dando continuidade ao modelo de gestão partilhada iniciado em 2024 e reforçando a estratégia de consolidação da manutenção, beneficiação e otimização do uso da água no contexto de desafios climáticos crescentes, lembra a CCDR.