112

Associação Humanitária de Bombeiros de Vila do Bispo passa a ter três equipas de intervenção permanente

 
O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, deslocou-se ontem a Quarteira, para presidir à cerimónia de assinatura dos protocolos para a constituição de sete equipas de Intervenção Permanente no Algarve, sendo uma delas em Vila do Bispo, que passa a contar com três.

O protocolo foi assinado pela presidente da Câmara Municipal, Rute Silva, o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), José Manuel Duarte da Costa, e o presidente das Associação Humanitária de Bombeiros de Vila do Bispo, Carlos Costa. O documento foi homologado pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
 
Com este acordo, Vila do Bispo contará, a partir do próximo ano, com três equipas de intervenção permanente, constituídas por cinco elementos cada, garantindo uma maior prontidão na resposta a ocorrências que impliquem intervenções de socorro às populações e na defesa dos seus bens. Em comunicado, o Município de Vila do Bispo explica que os operacionais que integram estas equipas "são caraterizados pela elevada especialização, com competências em valências diferenciadas para atuarem em diferentes cenários".
 
De acordo com o protocolo assinado, os elementos da equipa de intervenção permanente, desenvolvem a sua atividade em regime de exclusividade e estão obrigados a permanecer no Quartel durante o período considerado de serviço, ficando sob a dependência operacional do Comandante do Corpo de Bombeiros de Vila do Bispo. 
 
A ANEPC e o município de Vila do Bispo comparticipam, em partes iguais, os custos da remuneração dos elementos, atribuindo à Associação Humanitária de Bombeiros de Vila do Bispo, mensalmente e a título de subsídio, por cada elemento contratado, o respetivo valor, bem como restantes encargos relativos ao regime de segurança social e seguros de acidentes de trabalho.