Com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do COVID-19 e em tempos de ensino à distância a MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão continua no terreno, promovendo um acompanhamento ao estudo online.
Este acompanhamento faz-se através da realização de sessões de estudo acompanhado por videochamadas e através do apoio à realização das tarefas escolares com recurso às redes sociais.
Adicionalmente, em articulação com as escolas do concelho têm sido identificados jovens sem possibilidade para aceder às tarefas escolares de forma digital. Desta forma, segundo a associação, foi feita "uma ponte" entre os jovens sem acesso a computador com internet e a escola, em que a MOJU imprime e entrega as tarefas escolares enviadas pelos professores, aos estudantes que de outra forma não teriam acesso às mesmas.
De acordo com os responsáveis da MOJU, "trata-se de uma forma de garantir que estes/as jovens não ficam excluídos do ensino à distância e mantenham a ligação com os projetos de intervenção social e comunitária em curso na Associação". Até ao momento está a ser efetuada a distribuição das tarefas escolares junto de 63 crianças e jovens.
Outra preocupação prende-se com a desmotivação e ansiedade de alguns jovens por se encontrarem em casa, tendo sido lançadas propostas de atividades diárias e semanais para a ocupação dos tempos livres, como desafios, concursos e workshops. Desde o inicio do período de isolamento já foram lançadas mais de 100 propostas de atividades.
Estas iniciativas que surgem como adaptação ao dever cívico de confinamento são enquadradas nas atividades do Projeto Mais Sucesso E7G, desenvolvido no âmbito da 7.ª Geração do Programa Escolhas, do Projeto AJO - Academia Jovem de Olhão, promovido no âmbito do Programa Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social, com o apoio de voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade.
Também no âmbito do Programa Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social, o Projeto SER Mental presta apoio psicológico à distância aos jovens que se encontravam a ser acompanhados antes da crise pandémica e está a responder a novas referenciações, bem como a fornecer apoio psicoeducativo aos pais e familiares. Para além disto, iniciou um Programa de Mindfulness para Jovens Online e muito em breve irá lançar o seu website, bem como um conjunto de ações de sensibilização com conteúdos específicos relacionados com a COVID-19.
A associação juvenil olhanense continua igualmente a trabalhar com os programas do IPDJ para promover a participação dos jovens em áreas como o voluntariado, a ocupação dos tempos livres, a formação e a capacitação, adaptando-as aos novos tempos.