A edição deste ano contou com cerca de 125 candidaturas, provenientes de todo o país. Entre as dezenas de prémios a atribuir nas 26 categorias, a APOM destaca o prémio de Melhor Museu.
João Neto, historiador e diretor do Museu da Farmácia, preside à Associação Portuguesa de Museologia (APOM) desde 2001, destaca a importância da realização da cerimónia deste ano em Loulé, considerando "uma aposta da APOM na proximidade aos territórios, aos museus, aos profissionais da museologia e ao conhecimento".
Para João Neto "um apaixonado pelos museus", a "itinerância da cerimónia que anualmente acontece numa cidade portuguesa distinta, representa uma forma dos Prémios APOM se afirmarem. A cada ano procuramos a dignificação da paixão e entrega à museologia e premiamos a competência. Em 2025, celebramos juntos 60 anos de conhecimento e promoção cultural, com melhores condições para uma cultura mais acessível, mais sustentável e com museus, palácios e monumentos inclusivos e capazes de acolher todos."
O Prémio Museu do Ano é uma das principais distinções atribuídas pela APOM, que distingue, entre outras áreas, a melhor intervenção e restauro, melhor exposição, parceria, os projetos digitais integrados em exposições e processos de comunicação museológica, o projeto internacional, a melhor coleção visitável, o melhor colecionador e a investigação.
O ano passado, o Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, foi distinguido com o Prémio Museu do Ano 2024, atribuído pela APOM.
A Associação Portuguesa de Museologia (APOM), fundada em 1965, tem como propósito servir a comunidade de profissionais de museus portugueses. A APOM foi a primeira organização profissional ligada aos Museus a ser fundada em Portugal. Atualmente, conta com duzentos sócios individuais e uma dezena de sócios institucionais.
Na cerimónia estará presente o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, entre outros convidados, e cerca de duas centenas de profissionais do setor dos museus e museologia.
O museu distinguido com o Prémio "Museu do Ano" é galardoado com uma escultura/troféu da autoria de Fernando Quintas, inspirada na escultura Biblioteca Specularis, concebida para a exposição coletiva "Within Light/Inside Glass, an intersection between Art and Science" realizada em Veneza em 2015.