Sociedade

Associação Académica da UAlg investe mais de 20 mil euros em bolsas de estudo

A Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) vai entregar bolsas no valor da propina anual, a todos os estudantes que viram a sua candidatura indeferida junto da Direção Geral do Ensino Superior.

PUB
Foi em 2020, em plena pandemia, que a Associação Académica da Universidade do Algarve iniciou o projeto Bolsas AAUAlg+, com o objetivo de mitigar as desigualdades sociais e garantir que as condições socioeconómicas dos estudantes não seriam um fator de abandono escolar. Na altura, foram entregues 20 bolsas no valor da propina de licenciatura e mestrado integrado, num apoio de total de 13.940 euros. 
 
Passados três anos, a atual direção retoma o projeto. As Bolsas AAUAlg+ que têm como objetivo fixar jovens na região, foram apresentadas em sede de AMAL em março de 2022. Contudo, a associação diz não ter havido oportunidade de apresentar o projeto junto do Conselho Intermunicipal do Algarve, depois de várias tentativas. A estrutura que representa os estudantes, explica que procurou ainda reunir com os municípios individualmente, deixando a nota de que o único município a integrar o plano de investimento estudantil é o de Castro Marim, garantindo o pagamento de duas bolsas de estudo. 
 
Graças aos resultados financeiros positivos da Semana Académica e da Receção ao Caloiro, a AAUAlg garante que todos os estudantes que viram o seu processo na DGES como indeferido, irão receber a respetiva bolsa correspondente ao ano letivo 2022/2023.  
 
Ao todo, serão atribuídas 32 bolsas de 697 euros, deixando a ressalva que 30, serão financiadas pela estrutura estudantil, realizando um investimento no valor de 20.910 euros.