Sociedade

Associação Almargem adquire cadeira inclusiva que anda por trilhos da Via Algarviana

A Via Algarviana vai ter disponível para empréstimo, uma cadeira Joelette, equipada com apenas uma roda. O objetivo é que cada vez mais pessoas com mobilidade reduzida possam ter os benefícios do pedestrianismo no território da Via Algarviana e contactar com as suas paisagens naturais.

PUB
Segundo a associação Almargem, entidade gestora e promotora da Via Algarviana , a Joelette pode ser usada para transportar crianças ou adultos que contem com o auxílio de pelo menos dois acompanhantes, que asseguram a condução. Nem sempre os percursos pedestres decorrem em locais com condições de acesso e circulação para pessoas com mobilidade reduzida, mas com esta cadeira é possível circular em qualquer terreno por onde uma bicicleta de montanha seja também capaz de passar. A cadeira é desmontável e cabe na bagageira de um automóvel.
 
 
A partir de 23 de maio, a Joelette irá estar disponível gratuitamente. Pode ser requisitada por pessoas individuais, associações, instituições ou empresas de animação turística, através desta página: https://viaalgarviana.org/884/joelette
 
A Joelette foi adquirida pela associação Almargem, no âmbito da candidatura "Via Algarviana - (Des)envolvendo o interior do Algarve", ao abrigo do programa "Valorizar”, Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, financiado pelo Turismo de Portugal.
 
Refira-se que esta cadeira foi concebida originalmente no final dos anos 80 do século XX por Joël Claudel, um guia de montanha que queria que o seu sobrinho, que sofria de miopatia, pudesse desfrutar dos grandes espaços naturais.