O Núcleo de Albufeira da Associação dos Ucranianos em Portugal organizou a ação "Stop War! Save the Children!" (Parem a guerra! Salvem as crianças!) na praça da Praia dos Pescadores em Albufeira, no último domingo.
Foram colocados no chão da praça 177 peluches, o número de crianças que morreram desde o início do conflito na Ucrânia. Foi desta forma que a associação quis chamar a atenção da comunidade portuguesa e internacional, para o fim da guerra, como forma de salvar mais vidas humanas e sobretudo crianças.
Estiveram presentes cerca de 200 pessoas da comunidade ucraniana, portuguesa e de outras nações. Marcaram igualmente presença alguns refugiados ucranianos.
Segundo Oksana Turyk, coordenadora do Núcleo de Albufeira da Associação dos Ucranianos em Portugal: "Nós queremos parar com esta guerra injusta que vitimiza crianças, esta contagem tem de parar. É uma guerra injusta, horrível, sem regras. Estamos de coração cheio e queremos agradecer aos portugueses por estarem ao nosso lado neste tempo horrível e injusto, dando alojamento, acolhimento e na recolha de bens".
A Associação dos Ucranianos em Portugal (
https://www.spilka.pt/) é a maior associação que representa imigrantes da Ucrânia em Portugal, com núcleos em Lisboa, Funchal, Abrantes, Braga, Caldas da Rainha, Lagos, Viseu, Águeda, Vila Nova de Gaia, Santiago de Cacém, Leiria, Santarém, Évora, Marinha Grande e Albufeira.
Em Albufeira, o núcleo da associação tem um centro de recolha e expedição de ajuda humanitária na Rua Alexandre Herculano.