Sociedade

Associação Livre de Fotógrafos do Algarve mostra expedição a Marrocos na CCDR (C/VÍDEO)

A exposição itinerante 'Marrocos Cidades Imperiais', da autoria de 14 fotógrafos da ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve participantes na terceira expedição ao continente africano, é inaugurada no dia 2 de agosto às 18h00, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), em Faro.

PUB
 
Para além da exposição que reúne imagens do quotidiano de Marrocos, existe também um fotolivro da expedição que voltou a partir de Faro rumo a Tanger."Pode-se observar uma combinação entre o património cultural e a realidade social, captada pelas objetivas dos fotógrafos que participaram na viagem realizada em abril", explica a Associação Livre de Fotógrafos do Algarve em comunicado.
 
Constituída por 20 painéis divididos em quatro seções temáticas, a exposição fotográfica conta histórias de pessoas, peripécias e momentos únicos que o grupo experienciou (Elsa Santos, Paula Sares, Sérgio Nascimento, Rui Oliveira, Isabel Marcellot, Mara Nogueira, Paulo Côrte-Real, Ana Bernardes, Marco Pedro, Ivani  de Oliveira, Luis Torres, Ana Paula Torres, Jorge Bernardes, António Bernardes), pelos lugares exóticos percorridos: Fez, Bhalli, Safrou, Ifrane, Azrou, Moulay Idriss, Meknés, Casablanca e Arzila.
 
Segundo Paulo Côrte-Real, presidente da ALFA: «A assinatura do acordo de Geminação entre Faro e Tanger em 1985 (há 33 anos) foi o ponto de partida de uma nova era de relacionamento ao nível económico, social e cultural entre as duas cidades. Com as exposições realizadas convidamos todos a olhar para as imagens e ousar colocar algumas questões: A fotografia e a cultura podem contribuir para ativar relações e abrir a porta a novas parcerias? Que novas oportunidades de negócio poderão surgir para Faro na economia do Mar com o aparecimento da nova Marina de Tanger? O que pode ganhar Faro, Portimão e genericamente o turismo no Algarve?»
 
A viagem realizada este ano encerra uma triologia de expedições, fotolivros e de exposições produzidas em três anos consecutivos a cidades marroquinas com quem Faro e a Região do Algarve se relacionam. «Estas iniciativas podem contribuir para reforçar os laços da cooperação e diplomacia entre cidades e regiões vizinhas», comenta o presidente da ALFA.
 
A entrada é livre. A exposição poderá ser visitada na CCDR até 14 de setembro, nos dias úteis entre as 10h00 e as 18h00
 
A  ALFA – Associação Livre Fotógrafos do Algarve, é uma organização sem fins lucrativos, com atividade regular,  sediada na Cidade Velha em  Faro e este ano assinala o  décimo aniversário da sua fundação ( 2008 – 2018 ).
 
Veja o vídeo da futura Marina de Tanger: