Todas as sessões são ao domingo e começam às 21h30.
A iniciativa, que conta a colaboração do CineClub Faro e o apoio da DGArtes, pretende que este espaço volte a ser um local onde se pode ver cinema ao ar livre nas noites quentes de verão, constituindo uma oferta cultural de qualidade para a região.
O Cinema começa dia 18 de agosto com o filme Janela Indiscreta, de Alfred Hitchcock, seguido de Salve César, dos irmãos Cohen a 25 de agosto. A programação de setembro começa com a comédia Frances Ha, de Noah Baumbach, a 1 de setembro e Being John Malkovich, de Spike Jonze, no domingo seguinte.
«Com quase 600 sócios de 18 nacionalidades pensamos que este projecto se revelará um elemento de entrosamento entre a comunidade local, desejosa de recuperar “o seu” cinema ao ar livre, e esses tantos estrangeiros que aqui habitam agora. Por outro lado, voltar a exibir filmes neste local é devolver aos olhanenses parte da sua identidade cultural e patrimonial visto várias gerações terem aqui visto os primeiros, quiçá os únicos, filmes das suas vidas.» diz a Presidente da Associação Re-Creativa República 14.
Refira-se que a sede da associação, localizada no número 14 da Av. da República, além de outras peculiaridades, é dotada de um quintal com todas as condições para a projeção de filmes a céu aberto, visto ter um ecrã integrado na própria estrutura do edifício, que num passado já um tanto distante (30/40 anos) foi muito utilizado para o efeito.