A Associação de Municípios Terras do Infante, apoia nesta época balnear, o Projeto “SeaWatch”, da responsabilidade do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), na área de jurisdição da Capitania de Lagos.
Através desta parceria, o litoral vicentino passa a contar com a vigilância de um dispositivo constituído por duas viaturas todo o terreno, uma moto e seis militares, equipados com meios de salvamento.
O apoio concedido pela Associação de Municípios assegura igualmente o alojamento dos operacionais ligados ao projeto, durante toda a época balnear.
Em comunicado, a Terras do Infante recorda, que o projeto “SeaWatch” tem como principal objetivo o reforço da segurança nas praias não vigiadas, onde não existem nadadores-salvadores, designadamente, e entre outras, nos três concelhos das Terras do Infante – Aljezur, Lagos e Vila do Bispo.
De acordo com fontes oficiais nacionais, em 2023, este projeto permitiu o salvamento de 52 veraneantes, com 193 assistências de primeiros socorros e 16 buscas, com sucesso, de crianças perdidas na praia.