No âmbito da sua política cultural, a Câmara Municipal de Loulé celebrou os contratos-programa com as associações culturais e recreativas do Concelho, através dos quais atribuiu uma verba de cerca de 165 mil euros como forma de apoiar as atividades desenvolvidas por estas coletividades.
Segundo a autarquia, a distribuição desta verba pelas associações obedeceu a critérios definidos no regulamento instituído pelo Município. “Esta é uma novidade na política cultural da Câmara Municipal de Loulé. Quando fazemos a gestão dos dinheiros públicos fazemos questão de definir critérios de atribuição de verbas, com clareza, para que possamos, de forma objetiva, ser justos na atribuição dessas mesmas verbas. Aprovámos um regulamento que é um novo instrumento que regula esse apoio. E fá-lo de uma forma que pretende ser o mais transparente possível”, referiu o presidente da autarquia, Vítor Aleixo.
Irão beneficiar deste apoio a Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva, Associação Cultural de Salir, Associação Amigos do Alentejo, Associação dos Amigos da Cortelha, Associação de Amizades dos PALOPS no Algarve, Associação Amigos do Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Sebastião, Associação Artística Satori, Grupo de Amigos de Loulé, Associação Social e Cultural da Tôr, Casa do Povo de Alte, Grupo Cultural e Recreativo do Monte Seco, Centro Social e Cultural Parragilense, Fundação Manuel Viegas Guerreiro, Associação Geonauta, Núcleo de Loulé da Liga dos Combatentes, Teatro da Estrada – Associação Cultural de Alte, Casa da Cultura de Loulé e Ao Luar Teatro.
Quanto à gestão destas verbas pelos responsáveis das associações, o edil disse que estes terão toda a liberdade de utilizar esses dinheiros, desde que sejam “criativos, que possam cultivar a nossa identidade sem quaisquer regras dirigistas e que possam ter a irreverência necessária dos criadores artísticos sempre que esta se revelar necessária”.