Os Bombeiros Voluntários de Portimão informaram em comunicado, que extinguiram um incêndio numa zona de mato, no Moinho da Rocha, freguesia da Mexilhoeira Grande.
Após o alerta, no passado sábado, pelas 12h46, os operacionais que se encontravam em pré-posicionado no Destacamento da Senhora do Verde, chegaram ao local em 10 minutos, com dois veículos de combate e um veículo tanque "contribuindo para um ataque inicial fulminante e musculado", em conjunto com a Equipa de Sapadores Florestais do Município.
Paralelamente, o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, chegou a mobilizar mais duas equipas de combate, dos Corpos de Bombeiros dos concelhos de Monchique e Lagos, bem como o helicóptero bombardeiro que opera a partir do Centro de Meios Aéreos (CMA) de Monchique, que acabaram por desmobilizar, devido ao rápido domínio do incêndio.
Além dos meios referenciados, os Bombeiros de Portimão adiantam que face ao risco muito elevado de incêndio previsto naquele dia, encontravam-se ainda pré-posicionadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, três máquinas de rasto, estrategicamente colocadas na Senhora do Verde, Porto de Lagos e Autódromo Internacional, que não chegaram a atuar.
No local esteve também a Guarda Nacional Republicana que assegurou um perímetro de segurança e a investigação das causas do incêndio, bem como a unidade "Ponto de Transito" do Serviço Municipal de Proteção Civil.
No teatro de operações estiveram um total de 17 operacionais com 7 veículos.