Curiosidades

Até que ponto chorar faz bem à saúde?

 
Reservar um tempo para chorar e “descarregar” tudo o que lhe está acumulado já deu mostras de não ser uma boa solução, na medida em que leva a que a pessoa guarde tudo para si e só “deixe escapar” quando não suporta mais essa dor ou sensação muito negativa.

 
Essa teoria “da panela de pressão” que acumula tudo e que depois liberta quando já não suporta mais, está completamente ultrapassada e não surte efeitos positivos.
 
Nesse sentido, longe vão os tempos em que, especialmente as mulheres, dedicavam um dia só para estarem tristes e descarregarem a tensão acumulada de muito tempo. Essa teoria do séc. XIX já mostrou que é ainda mais prejudicial para a pessoa, sobretudo porque isso faz prolongar o tempo de sofrimento e de tristeza. Se a pessoa tem recorrentemente vontade de chorar é porque algo na sua vida não está bem e precisa de ser resolvido.
 
Os cientistas demonstraram que faz bem chorar uma emoção momentânea, em que se liberta algo de positivo ou de negativo que se está a sentir num determinado momento. Nesses casos, chorar é a resposta do organismo a um estímulo emotivo, que culmina com a libertação das lágrimas, guardadas nas glândulas lacrimais.
 
Segundo o bioquímico William Frey, da Universidade de Minnesota (EUA), que avaliou o sistema imunitário dos seus pacientes após o choro, os níveis de stress e raiva diminuíram significativamente, enquanto que, o humor dos mais “chorões”, melhorou bastante.
 
O objetivo deste trabalho era compreender os efeitos do choro nos participantes.
 
Após esta investigação, os cientistas dizem-se em condições de afirmar que, o choro melhorou o humor de quase 90% dos voluntários. Também fortaleceu o seu organismo e reduziu o stress.
 
Além disso, as lágrimas contêm altos níveis de magnésio, potássio e prolactina e a produção dessas três substâncias ajuda a diminuir o “mau” colesterol, a controlar a tensão arterial e a fortalecer o sistema de defesas do corpo.
 
Além de todas estas justificações, chorar também gera uma sensação de bem-estar generalizado, podendo até ajudar a aliviar a tensão e libertar alguma energia acumulada. Quer isto dizer que, devemos chorar quando sentimos essa necessidade no momento, já que essa é uma forma de expressão emocional e com muitos benefícios.
 
Choramos com as imagens de uma criança na TV, choramos quando nasce o nosso filho, choramos de alegria e de tristeza, mas exprimimos essa emoção de forma espontânea e natural, não temos de chorar porque somos vítimas de maus-tratos, temos é de resolver essa situação, por exemplo. É isso que se pretende demonstrar com este trabalho.
 
Fátima Fernandes