O Município de Lagoa foi reconhecido como uma organização bandeira da meta nacional para a Igualdade de Género, comprometendo-se a alcançar 40% de mulheres em cargos de decisão até 2030.
Segundo nota divulgada pelo município, essa meta já foi alcançada, nos cargos de direção dos serviços da autarquia. «O que demonstra bem o trabalho que temos vindo a desenvolver nos últimos anos», evidencia a mesma fonte.
O Município de Lagoa tem vindo a ser reconhecido pelas suas práticas na integração da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, tanto no contexto interno da autarquia quanto nas atividades que promove externamente. Prova desse reconhecimento é a forma como tem vindo a ser distinguido, consecutivamente desde 2016 até à presente data, com o prémio "Viver em Igualdade". Este prémio é atribuído pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, como parte da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação.
“O Diploma de Compromisso agora recebido, mais do que um prémio, é um sinal de alento para continuarmos o trabalho que temos vindo a fazer na remoção de barreiras que ainda dificultam a igualdade de género no acesso ao emprego, cargos de poder, remuneração profissional ou ainda na prática desportiva”, afirmou Luís Encarnação, presidente do Município de Lagoa.