Sociedade

Até sexta-feira Ualg reúne especialistas ligados à cozinha solar

A Universidade do Algarve recebe, até sexta-feira, 24 de janeiro, a terceira edição da Conferência Internacional Advances in Solar Thermal Food Processing (Consolfood 2020), que decorrerá no Instituto Superior de Engenharia, no Campus da Penha.

PUB
 
A conferência, que contará com 80 participantes provenientes de todo o mundo, terá como oradores principais Manoj Soni, professor do Birla Institute of Technology and Science, Pilan, Rajasthan (Índia) e Jürgen Kleinwächter, físico e inventor.
 
Segundo explica a Ualg, durante três dias, os participantes irão apresentar e discutir tópicos relacionados com os avanços da cozinha solar, incluindo o processamento de alimentos no que respeita à cocção e à desidratação dos alimentos. Para além das palestras, haverá um espaço de exposição de fornos solares de autores de Portugal, Espanha, Índia, Lesotho, México, Brasil e Estados Unidos, França, entre outros.
 
Celestino Ruivo, docente do Instituto Superior de Engenharia da UAlg e responsável pela dinamização desta conferência, tem sido um grande impulsionador da "cozinha solar", pois considera que, através da demonstração efetiva do seu potencial, é possível utilizá-la em vários contextos: na casa de cada família, nos restaurantes, nas cantinas escolares, nas fábricas, nos lares de idosos, e em instituições diversas.
 
Face ao exponencial aumento dos consumos de energia e aos problemas ambientais locais e globais, Celestino Ruivo defende que "a atividade de exploração nas unidades fabris e a vida quotidiana de cada ser humano deve ser pautada por práticas de boa eficiência na utilização dos recursos naturais, incluindo os energéticos". Na sua opinião, "tais práticas contribuirão, certamente, para a manutenção de condições de equilíbrio na natureza e, consequentemente, para uma vida mais saudável".
 
A cozinha solar, conhecida há muitas décadas, mas utilizada por um número restrito de pessoas, assume-se como um pilar importante principalmente nas regiões com elevado potencial de radiação solar de que é exemplo o sul da Península Ibérica.
 
Durante este terceiro encontro, os participantes terão ainda a oportunidade de confecionar os almoços e coffee breaks, utilizando a energia solar térmica.