O Balcão da Inclusão de Loulé realiza no próximo dia 23 de fevereiro, das 9h30 às 12h30, a atividade “Uma manhã para refletir sobre a inclusão”, que decorrerá na Biblioteca Municipal.
Para além de vários parceiros da Rede Social do município, este encontro recebe Catarina Oliveira, conhecida nas redes sociais como a “Espécie rara sobre rodas”, uma ativista para promoção dos direitos das pessoas com deficiência.
A participação neste evento é gratuita, mas a inscrição é obrigatória
aqui.
Em nota divulgada, a Câmara Municipal de Loulé reafirma que, «defende a salvaguarda dos direitos, liberdades e garantias individuais em todos os contextos, assumindo um especial destaque os mais vulneráveis». É neste âmbito que foi criado o Balcão da Inclusão, uma porta de entrada especializada para as pessoas com deficiência ou incapacidade e suas famílias, mas também para o público em geral que procura informação nestas matérias. Inclui informação global e integrada sobre os direitos, benefícios e recursos existentes para estas pessoas.
O serviço funciona em articulação com a rede social concelhia, disponibilizando informações sobre prestações e respostas sociais (lares residenciais, centros de atividades ocupacionais, centros de reabilitação, etc.), emprego e formação profissional, produtos de apoio/ajudas técnicas, benefícios fiscais, acessibilidades e transportes, saúde, intervenção precoce e educação, apoiando os utentes na procura das soluções adequadas à sua situação.
Também as situações relacionadas com a existência de potencial discriminação são temas que podem ser tratados neste balcão, remata a mesma fonte.