Iago Bebiano, atleta do Kayak Clube Castores do Arade, alcançou este sábado, o 6º lugar na final A de K1 200m do Campeonato do Mundo de Juniores de Canoagem de Velocidade.
Segundo avança comunicado do clube de Lagoa, "foi uma final alucinante, onde os 8 primeiros classificados ficaram separados por 970 milésimos de segundo", tendo o jovem algarvio registado o tempo de 37,145 segundos e ficando a 3 décimas da medalha de Ouro e a 238 milésimos de segundo de uma ida ao pódio.
Daniel Atkins da Grã-Bretanha somou o título mundial ao europeu, que tinha alcançado há 3 semanas em Racice, República Checa, numa final onde Iago Bebiano foi medalha de Bronze. O tempo de 36,835 segundos garantiu o Ouro para o britânico à frente do atleta da Alemanha, Tom Maasen, pela margem mínima de 62 milésimos de segundo. O terceiro classificado foi o representante de Espanha, Gabriel Martinez, que registou o tempo de 36,907.
O Iago Bebiano é o terceiro atleta dos Castores do Arade a alcançar uma final A na distância Olímpica de K1 200m em Campeonato do Mundo de Juniores, depois de Diogo Lopes (vice-campeão do mundo em 2013) e Tomás Santos (9º classificado em 2018).
O atleta algarvio continua a sua participação nos Mundiais que decorrem em Pitesti, Roménia, desta feita em tripulação de K4 500m, também distância Olímpica com os seus colegas de equipa Bruno Macedo, Francisco Santos e Tiago Henriques onde vão tentar o apuramento para a final A, depois de terem alcançado o 8º lugar no Campeonato da Europa.