A 15.ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil Albufeira 2023, também considerada a maior competição federada de basquetebol juvenil do País chegou ao fim, no passado domingo, no Pavilhão Municipal de Albufeira, com a fase final do escalão de sub16 (masculino e feminino) e a cerimónia de encerramento.
852 atletas das 71 seleções nacionais, juntamente com as respetivas comitivas, foram recebidos pelos membros do executivo da Câmara Municipal de Albufeira, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e pelo presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB).
Este ano foram atribuídos 18 prémios, nomeadamente “árbitro revelação”, Calin Volcovschi de Lisboa; Mónica Vinagreiro de Setúbal, como “árbitro atitude”, Bárbara Pereira de Vila Real, como “oficial de mesa revelação” e a Associação de Basquetebol dos Açores foi indicada como a “melhor claque”. As novidades desta edição foram o título de “Campeão da Divisão B” e os “prémios fairplay”, entregue às seleções de Braga (sub16 masculinos); Viana do Castelo (sub16 femininos); Castelo Branco (sub14 masculinos) e Açores (sub14 femininos).
A Festa do Basquetebol terminou de forma inédita, sendo que a equipa Associação de Basquetebol do Porto, entrou para história ao fazer um pleno, garantindo a vitória em todos os escalões.
Na cerimónia de encerramento da competição, que durante seis dias fez de Albufeira a capital do basquetebol, pelo décimo ano consecutivo, Manuel Fernandes, presidente da FPB, enalteceu a “capacidade das gentes do basquetebol”, patenteada nesta Festa, e referiu que a “maior riqueza é a alegria, o companheirismo, o convívio e a amizade”. O responsável deixou uma mensagem de apreço à Câmara Municipal de Albufeira pelo apoio prestado e pelo facto de “se celebrar há uma década, em Albufeira, o maior e mais relevante evento de desporto juvenil federado a nível nacional”.

José Carlos Rolo, presidente da autarquia, mostrou-se orgulhoso de ver o Pavilhão Municipal “recheado de jovens que representam o melhor do desporto do nosso país e do basquetebol português”. O autarca não deixou de mencionar que “Albufeira é uma cidade que aposta fortemente na juventude e no desporto, garantindo os meios e as infraestruturas adequadas para a prática desportiva no concelho”, reforçando a candidatura do município a Cidade Europeia do Desporto em2026. O vice-presidente Cristiano Cabrita, responsável pelo pelouro do Desporto, também visivelmente satisfeito pelo sucesso da iniciativa, sublinhou já estar a pensar na Festa do Basquetebol Juvenil em 2024.
Momentos antes da entrega dos prémios, o presidente da Associação António Silva Leal, sedeada no concelho, recebeu pelas mãos do presidente da FDP, Manuel Fernandes, e do presidente da autarquia, José Carlos Rolo, um cheque no valor de 3.014 euros, referente à iniciativa da Federação Portuguesa de Basquetebol, em parceria com o Município de Albufeira, denominada “Basket Solidário”. Valor que foi acumulado através da comparticipação de dois euros por parte dos 1.507 elementos que integraram a competição.