Com o objetivo de homenagear personalidades que se destacaram na vida concelhia, a Câmara Municipal deliberou por unanimidade atribuir um patrono à Escola EB nº2 de Almancil – Dr. Clementino de Brito Pinto - e à Escola EB de Vale de Rãs (Loulé) - Professor Manuel Martins Alves.
No caso de Almancil, o estabelecimento de ensino passará a designar-se por Escola Dr. Clementino de Brito Pinto, em homenagem a este cónego que foi uma figura eminente da freguesia de Almancil e que se destacou enquanto aluno e, posteriormente, como professor e jornalista.
Clementino de Brito Pinto nasceu em 7 de novembro de 1924, no Sítio da Igreja, em Almancil. Cedo se revelou um aluno aplicado na Escola Primária.
Mais tarde ingressou no Seminário de São José, em Faro, revelando-se nos estudos preparatórios o melhor aluno daquela instituição eclesiástica.
Após terminar os estudos no seminário, estudou para Padre em Évora e, porque continuou a evidenciar-se como um brilhante aluno, a Diocese do Algarve apostou nele e na sua inteligência, enviando-o para a Universidade de Salamanca, em Espanha, onde se doutorou em Teologia, com distinção.
De regresso a Portugal dedicou-se ao ensino no Seminário de São José em Faro, em vários estabelecimentos de ensino particular e ainda no Liceu Nacional de Faro.
Destacou-se igualmente como um dos melhores e mais competentes jornalistas do Algarve. Escreveu durante décadas no jornal “A Folha de Domingo” onde desempenhou o cargo de chefe de redação e mais tarde de diretor.
Foi considerado um dos homens da sua geração mais cultos do Algarve pela sua polivalência cultural. Alguns anos antes de falecer foi-lhe outorgada a categoria eclesiástica de Cónego.
Já em Loulé, a Escola Vale de Rãs passa a ter como patrono o anterior diretor, recentemente falecido, Professor Manuel Martins Alves.
Este docente foi uma figura eminente do concelho de Loulé que se destacou enquanto professor, tendo desempenhado cargos ao nível das lideranças intermédias como de topo, distinguindo-se pela sua total dedicação. Já no campo associativo, desempenhou as funções de presidente da Associação Cultural de Salir, entre outros cargos nesta coletividade, bem como o de vice-presidente na instituição de solidariedade Grupo de Amigos de Salir.
Natural de Salir, onde nasceu a 29 de abril de 1956, Manuel Alves foi docente com um longo percurso na área da gestão escolar. Presidiu aos órgãos de gestão nas escolas de Aljustrel, D. Dinis (Quarteira), Salir e Padre João Coelho Cabanita (Loulé). Nos últimos dez anos esteve à frente do Agrupamento de Escolas Padre João Cabanita, instituição onde o seu trabalho foi sempre reconhecido.
Foi responsável por diversos projetos educativos nas mais variadas áreas.