Educadores, mediadores, músicos e outros artistas com interesse pela criação dirigida à infância têm a oportunidade de realizar já a partir do próximo dia 18 e até ao dia 20 de fevereiro a "Formação Transitiva GermInArte", ministrada pela Companhia de Música Teatral, no recentemente inaugurado equipamento cultural da Câmara Municipal de Loulé, o Auditório do Solar da Música Nova.
Esta formação será igualmente realizada nos mesmos dias no período da manhã na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (parceira do Cine-Teatro Louletano nesta aposta estratégica, desde 2017, na área da arte para a infância) com alunos da licenciatura em Educação Básica e do mestrado em Educação Pré-Escolar, adianta o Município louletano em nota dirigida à comunicação social.
A "Formação Transitiva GermInArte" integra-se no projeto "GermInArte - Transformação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância" e composta por três módulos ("Colos de Música", "Bebé Plimplim" e "Super-sonics") e visa proporcionar, aos inscritos, vivências musicais que possam enriquecer a interacão com bebés e crianças.
Tendo como princípios basilares a teoria de aprendizagem musical e a conceção da música como instrumento de comunicação, os módulos propõem: atividades de movimento, de exploração vocal e de aprendizagem de canções e cantos rítmicos, atividades de escuta ativa, movimento e prática vocal; e atividades de escuta tímbrica, composição e performance musical com recursos sonoros não convencionais, valorizando o seu potencial expressivo e inclusivo.
A Companhia de Música Teatral regressará em março com Helena Rodrigues, diretora artística daquela estrutura, para proferir a conferência "Florir a Sul: Formação em Arte para a Infância Pós-GerminArte".
Trata-se de partilhar reflexões e práticas de formação resultantes do já aludido projeto "GermInArte - Transformação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância", apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian entre os anos de 2015 e 2018. Todos os ensinamentos daí recorrentes visam agora ser transmitidos visando a qualificação de profissionais com diferentes perfis de formação em contato com a infância, os mesmos que poderão vir a adotar (como os então formandos adotaram) uma perspetiva holística na forma de abordar as práticas artísticas nos cuidados e na educação das crianças.
Mas este ciclo de mediação a que a programação do Auditório do Solar da Música Nova se propõe não ficaria completo sem apresentar, em regime intensivo, de 1 a 7 de julho, também para profissionais que trabalham com a infância, a formação intitulada “Formação Imersiva Jardim Interior”, para a qual estão já a ser aceites inscrições.