Cultura

Auditório Municipal de Olhão terá o nome de Maria Barroso

O Município de Olhão anunciou que a maior sala de espetáculos do concelho, irá designar-se Auditório Municipal de Olhão Maria Barroso. A novidade foi revelada ontem, dia em que foi assinalado o 98º aniversário do nascimento da ex-primeira-dama Maria Barroso Soares, nascida em 1925 na Fuseta.

PUB
Da proposta aprovada em sessão de câmara, foi dado conhecimento à Assembleia Municipal e ao filho de Maria Borroso, João Soares, que acolheu de bom grado o propósito do Município de Olhão, informa nota publicada do município.
 
“Vamos formalizar esta aprovação camarária em novembro, durante o evento cultural Arte Larga, altura em que faremos uma justíssima homenagem à grande fusetense e algarvia que foi Maria de Jesus Barroso Soares”, esclareceu o presidente do município olhanense, António Miguel Pina, revelando que farão parte dos convidados os familiares mais próximos de Maria Barroso e de Mário Soares, nomeadamente os seus dois filhos. O autarca descreveu ainda a ilustre fusetense como “uma mulher de causas e uma cidadã ativa na política, na cultura e na sociedade. Que melhor nome poderíamos dar ao nosso auditório do que o desta mulher que tanto deu à cultura nacional?”, referiu.
 
A autarquia lembra Maria de Jesus Barroso como mulher de cultura e de causas: "distinguiu-se, ao longo de décadas, como uma lutadora pela liberdade e pela democracia, antes e depois do 25 de Abril. Dedicou a sua vida à cultura portuguesa, ao ensino, à pedagogia e às causas sociais a que esteve ligada, fazendo-o com exemplar sentido cívico, guiada pela convicção inabalável nos valores da dignidade da pessoa humana, da justiça social e do serviço ao bem comum", lê-se na mesma publicação.