Foi num conhecido restaurante de São Brás de Alportel que foi lançada a candidatura de Bruno Sousa Costa à presidência da Autarquia.
Com casa cheia a iniciativa decorreu no passado dia 7 de janeiro, onde o candidato chegou acompanhado por Marques Mendes, conhecida figura nacional do PSD.
Depois de dedicado um minuto de silêncio em memória a Mário Soares, Marques Mendes iniciou a sua intervenção explicando porque tinha "feito o esforço" de estar presente para dar o seu apoio pessoal à candidatura de Bruno Costa.
O antigo ministro e secretário de estado lembrou que “em democracia há necessidade de existir uma alternância democrática, não só de pessoas, mas essencialmente de projetos políticos”, para Marques Mendes “quando o PS esta há cerca de 28 anos a liderar os destinos do concelho essa é uma das principais razões para que se escolha um projeto diferente, um projeto de outra força politica, um projeto com ideias novas, com visões diferentes e que traga um novo dinamismo ao concelho".
A segunda intervenção da noite ficou a cargo do atual vereador e anterior candidato à autarquia, Rui Eusébio, que agradeceu a presença de todos e manifestou o “total e incondicional apoio à candidatura de Bruno Sousa Costa” que no seu entender “será o próximo presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel”.
Para Rui Eusébio o PSD aprendeu com os erros do passado e “tem vindo a trabalhar de forma consistente ao longo destes últimos 3 anos no sentido de obrigar a autarquia a fazer o melhor possível”. Lembrando as dificuldades da oposição em passar a sua mensagem criticou ainda a forma como “o executivo socialista controla a comunicação social e tem uma capacidade extraordinária de se vitimizar”. Para o atual vereador da oposição “o atual executivo não respeita a oposição e todas as propostas e sugestões que estes apresentam caem em saco roto”.
Dando exemplos concretos do trabalho feito pelo PSD/SBA na oposição, Rui Eusébio salientou o trabalho de Bruno Sousa Costa no apoio aos eleitos destes órgãos assim como “a revitalização do partido que ele levou a cabo e que hoje é reconhecida por todos os sambrasenses que percebem que o PSD é um partido responsável e preparado para ser uma alternativa de sucesso em São Brás”.
A intervenção seguinte, que não estava programada, veio de Gilberto Rodrigues, Presidente da Cáritas Paroquial de São Brás de Alportel, que pediu para usar da palavra face ao cariz solidário que o jantar teve a favor da instituição (foi reunida uma carrinha inteira com roupa).
Para o presidente da Cáritas de São Brás de Alportel isso era “a maior prova da humildade e genuína preocupação que o Bruno tem para com os mais necessitados, pois desde o empréstimo de instalações para armazenar o material que a Cáritas recolhe, até ao apoio na recolha de fundos para a compra de uma carrinha para a instituição, passando pelo trabalho de angariação de novos apoiantes que muito tem contribuído para ajudar os mais necessitados".
Retomando as intervenções de cariz partidário tomou palavra o deputado Cristóvão Norte que começou a sua intervenção por salientar “o papel extraordinário que o Bruno Costa tem desempenhado em defesa de São Brás de Alportel”. O Deputado à Assembleia da República realçou o trabalho feito na petição lançada pelo PSD/SBA que, “com todas as dificuldades que isso representa, conseguiu reunir mais de 2000 assinaturas pela salvação do CMR-Sul, petição que depois entregou na Assembleia da República e que vai obrigar a que a mesma se pronuncie sobre a situação insustentável que este equipamento está a passar”.
A penúltima intervenção da noite ficou a cargo de David Santos, presidente do PSD/Algarve que começou por recordar que “aquela candidatura era a 1ª a ser apresentada no Algarve e que era um motivo de orgulho para o PSD, pois o Bruno Sousa Costa encarnava em si o espirito democrático, lutador e ganhador do PSD”.
A última intervenção, foi de Bruno Costa que depois de agradecer a presença dos apoiantes salientou a importância do trabalho que o PSD tem vindo a fazer no concelho, sendo hoje “um partido interventivo, um partido atento e, acima de tudo, um partido responsável que tem lutado por São Brás de Alportel e pelos sambrasenses”.
Segundo Bruno Sousa Costa “têm sido várias as iniciativas que demonstram que acima de tudo, para o PSD, São Brás de Alportel está primeiro. Assim foi na luta contra a situação do CMR Sul, onde o PSD se solidarizou com o executivo, mas também o foi quando promovemos uma petição pela salvação do CMR Sul, que reuniu cerca de 2000 assinaturas que foram entregues na Assembleia da República, mas que, inexplicavelmente, não contou com o apoio do Partido Socialista Sambrasense.”
Segundo Bruno Costa o Largo de S. Sebastião é outro exemplo do “desnorte socialista. O PSD/SBA manifestou publicamente a sua oposição à forma como a obra estava a avançar e pediu que fosse suspensa até a população ser ouvida, até ser feito um estudo de trafego, até serem criadas alternativas de estacionamento, ou simplesmente até que fosse explicado devidamente como esta intervenção se enquadrava no Plano de Pormenor da Zona Histórica, avançando sem praticamente ouvir ninguém".
Outra das áreas onde o candidato pretende atuar é na Zona Histórica de São Brás de Alportel que segundo as suas palavras “encontra-se na sua maioria abandonada e degradada, apenas com a intervenção pontual de algumas habitações, mas na sua maioria despovoada e com uma difícil acessibilidade e mobilidade o que dá a esta zona uma fraca atratividade turística quando, à semelhança de outros concelhos, tem um potencial enorme de reabilitação e de criação de estratégias que estimulem o repovoamento desta zona, valorizando os produtos endógenos e o turismo cultural-artístico gerador de emprego qualificado.”
Algarve Primeiro