Política

Autárquicas:Francisco Amaral apresentou “Castro Marim + Humano” com “praça cheia”

Teve lugar ontem à noite, na Praça 1º de Maio, a apresentação da candidatura de Francisco Amaral à autarquia de Castro Marim.

PUB
 
Com a Praça cheia de populares, apresentaram-se os candidatos às freguesias, bem como Luís Gomes que será o candidato à Assembleia Municipal de Castro Marim.
 
O evento contou com a presença do líder do PSD/Algarve, David Santos, bem como de Macário Correia, Tino Costa, acordeonista, Ricardo Mestre, reconhecido atleta natural de Castro Marim, Conceição Cabrita, candidata à autarquia de Vila Real de Santo António, Vítor Hugo, em representação do CDS/PP e de todos quantos quiseram manifestar o seu apoio à candidatura de Francisco Amaral.
 
A mandatária da candidatura “Castro Marim + Humano” é Isa Frazoa que, no seu discurso de abertura, teceu elogios ao trabalho levado a cabo por Francisco Amaral, seja na área da saúde, no desenvolvimento do concelho de Castro Marim, bem como na relação de proximidade que o autarca estabelece com as pessoas”.
 
Na sua intervenção, Luís Gomes, ainda autarca de Vila Real de Santo António, sublinhou o trabalho levado a cabo pelo edil castromarinense nos últimos quatro anos, destacando “a celeridade com que a autarquia passou a acolher os novos projetos e, a importância de dar uma resposta pronta e rápida aos investidores, sob pena de os mesmos se deslocarem para outros municípios”.
 
O candidato à Assembleia Municipal de Castro Marim, frisou a dimensão humana de Francisco Amaral “um aspeto que o torna uma pessoa singular na forma de fazer política”.
 
Para Luís Gomes, “o facto de, este autarca abrir as portas do seu gabinete às 8h30 e as encerrar no final do dia, mostram muito bem esse caráter humano. O caráter de quem está sempre pronto a ajudar a resolver os problemas das pessoas, sem se preocupar com a sua classe social ou filiação política”.
 
Manifestando o seu empenho em “ajudar a contribuir para o desenvolvimento da terra dos seus pais; da vila que também o viu crescer e que faz parte das suas raízes”, Luís Gomes assumiu a “dificuldade que é dar resposta a tantos problemas e conseguir fazer tudo bem. Somos humanos e falhamos, mas o que é importante é o nosso rumo, a marca que deixamos no trabalho que realizamos”.
 
Salientando a humildade que conhece em Francisco Amaral, Luís Gomes disse que “Castro Marim está no caminho certo para o desenvolvimento, e eu estou disposto a dar o meu melhor por esta terra que também me pertence”.
 
O líder do PSD/Algarve, David Santos, evidenciou a “dupla poderosa” que se junta em Castro Marim e que, “nenhum município da região conta com tanto talento ao mesmo tempo e com duas gerações diferentes”.
 
O representante dos sociais democratas algarvios fez uma retrospetiva do trabalho do ainda autarca de Vila Real de Santo António que, “aos 44 anos, já reúne um currículo notável ao serviço da causa pública”.
 
Quanto a Francisco Amaral, David Santos recuperou o tempo em que conduziu os destinos de Alcoutim, “o médico que nunca deixa de o ser, apesar das funções de autarca e, acima de tudo, a disponibilidade e capacidade de trabalho que mantém em Castro Marim”.
 
Apresentados os candidatos às freguesias e à Assembleia Municipal, chegou a vez de Francisco Amaral se dirigir aos presentes começando por enaltecer a presença “desta enorme moldura humana que até me emociona” e de fazer alusão “aos que lhe estão mais próximos no trabalho que tem levado a cabo”. O edil agradeceu a toda a equipa que, consigo tem trabalhado nos últimos quatro anos, evidenciando as muitas dificuldades que sentiu pois “quando cá cheguei, deparei-me com uma enorme falta de funcionários na autarquia, com viaturas obsoletas e falta de máquinas. A juntar a isso, estávamos em tempo de crise; de uma grave crise que assolou o país e onde foram feitos cortes em tudo o que era investimento”.
 
Ao mesmo tempo, recuperou o edil, “tive de conviver com as divergências entre o PS e o PSD que davam pouco espaço a que algo de útil se fizesse neste concelho”.
 
Francisco Amaral prosseguiu relembrando que “fui alvo de todo o tipo de calúnias,  de cartas anónimas, comunicados, perfis falsos nas redes sociais que deram lugar a uma verdadeira campanha difamatória de gente que deveria ter vergonha e que deveria estar bem calada”!
 
Evidenciando que “fizeram, tudo para denegrir a minha imagem e para me fazer desistir”, mas “medo é uma palavra que não existe no meu dicionário!”
 
“No meu dicionário só existem palavras como coragem, determinação, ajuda aos outros, desinteresse pessoal, entrega e serviço público, por isso, eu e a minha equipa, levámos por diante aquilo que nos movia: ajudar as pessoas e contribuir para o desenvolvimento deste concelho”.
 
Na sua intervenção, Francisco Amaral recuperou que, “quando cá cheguei, além das dívidas por liquidar, ainda me deparei com dezenas de processos na barra do tribunal e uma vasta população sem água potável”.
 
“Só nessa altura fiquei a saber que 57 povoações ainda eram abastecidas por fontanário e que não tinham água potável”.
 
Sublinhando ainda que “desde o primeiro momento, contei sempre com as instituições de solidariedade social e com as coletividades do concelho”, o candidato não quis deixar de realçar “o empenho dos funcionários da autarquia que “muitas vezes em número insuficiente, fizeram das ‘tripas coração’ para dar resposta ás necessidades com alguma dignidade”.
 
Num breve apanhado à obra realizada e em curso, Francisco Amaral enumerou, “A Casa do Sal que já se tornou uma referência na cultura do concelho, a estrada dos Fortes, a requalificação dos mercados de Altura e Castro Marim, a criação do Ninho de Empresas, do espaço do Cidadão, a  requalificação e repavimentação de estradas que estavam a precisar urgentemente de uma intervenção, a implementação de água domiciliária numa dúzia de povoações, estando em curso a aprovação da candidatura para mais 28 povoações”.
 
O candidato evidenciou ainda “o funcionamento da Extensão de saúde do Azinhal, bem como o pagamento das dívidas da unidade de cuidados continuados”.
 
A Praia Fluvial de Odeleite, “cujo processo em curso, bem como o Programa de combate ao Tabagismo e à Obesidade, são mais duas bandeiras que Francisco Amaral ergueu “na promoção da qualidade de vida de mais de uma centena de pessoas que, beneficiam de mais saúde e capacidade financeira”.
 
“Outro emblema” que o candidato fez questão de realçar é a Unidade móvel de saúde com médico e enfermeiro permanentes.
 
Na lista estiveram também as ciclovias, os parques de autocaravanismo de Altura e Castro Marim e o passadiço que vai ligar Altura a Manta Rota.
 
Como candidatos às juntas de freguesia, Francisco Amaral conta com: Nélia Mateus para Altura, António Pereira para Azinhal, Diane Valentim para Castro Marim e João Pereira para Odeleite.