O Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, deixou esta sexta-feira na habitual mensagem de ano novo, o desejo de «esperança» dirigido aos munícipes.
Acompanhado pelo seu executivo e na presença de muitos convidados, o edil atribuiu palavras de «gratidão e reconhecimento» aos trabalhadores autárquicos «pelo seu desempenhado, ajudando o Município a realizar trabalho em prol da comunidade».
Agradeceu depois aos empresários do concelho, «não podemos esquecer que Albufeira de acordo com o estudo da Marktest, está em segundo lugar no ranking das cidades com melhor desempenho económico e demográfico, e realço aqui o papel importante da atividade empresarial no nosso território».
As associações sociais, culturais e desportivas também mereceram um agradecimento, «principalmente pelo papel que os responsáveis têm e o sacrifício que muitas vezes fazem para dar continuidade às associações sem qualquer remuneração ou recompensa, daí a Câmara Municipal atribuir todos os anos, apoio logístico e financeiro que é visto como um investimento, sobretudo nas pessoas e na juventude».
O autarca não esqueceu o papel da Proteção Civil, «lembro que a ação dos nossos bombeiros tem recebido muito elogios pelo trabalho prestado, quer cá quer fora do concelho».
Na gestão autárquica, José Carlos Rolo sublinhou que em 2020, terá início o plano de reforço de competências para as Juntas de Freguesia, «é muito importante que independentemente de cores políticas, as pessoas se juntem para que Albufeira seja cada vez melhor, no fundo vivemos muito do turismo e é preciso que a nossa marca seja vendável lá fora».
Quanto a investimentos o autarca confirmou que o Município irá ampliar a oferta nos jardins de infância, lançar concurso para a construção de habitação a custos controlados ou com rendas acessíveis. Foi também lançado o concurso para a construção do Lar dos Olhos de Água, e será lançado em breve outro para um novo Lar nas Fontainhas.
O crematório de Albufeira «único no Algarve» estará pronto no final de janeiro.
O responsável autárquico chamou a atenção para o «investimento necessário» a norte de Paderne, «existe uma zona grande que não tem saneamento básico» o projeto está feito com a obra a ser lançada muito em breve, rondando os 4,5 milhões de euros.
A discussão pública sobre projetos de arruamentos, vai ter em 2020 uma atenção especial na medida em que o executivo quer ouvir a opinião e as sugestões dos munícipes como aconteceu com a Avenida Sá Carneiro ou com a Rua António Aleixo.
José Carlos Rolo anunciou ainda que a Câmara Municipal adquiriu um terreno perto da Escola Básica e Secundária de Albufeira com 30 hectares, para que seja criado um espaço multiusos para feiras e exposições, «Albufeira é a capital do turismo, mas também temos que apoiar outro tipo de atividades, como a agricultura ou a indústria», sublinhou.
A melhoria dos parques desportivos e a criação de novos equipamentos é outra preocupação do executivo, além da criação do Conselho Municipal da Juventude e a reativação do Conselho Municipal de Educação.
No final houve tempo para ouvir a atuação do Grupo Juvenil do Conservatório de Música de Albufeira.