Sociedade

Autarca de Albufeira manifestou papel importante de Cliff Richard para o concelho

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, visitou a Adega do Cantor, tendo manifestado junto de Cliff Richard a sua importância para a afirmação internacional de Albufeira.

PUB
 
Conforme explica a autarquia em nota de imprensa, Sir Cliff Richard conheceu e apaixonou-se por Albufeira há mais de 40 anos, tendo escolhido a cidade para seu destino de férias pela primeira vez, no já longínquo ano de 1961. Nesse ano, na artéria que hoje ostenta o seu nome, o ex-vocalista dos The Shadows comprou a sua primeira habitação algarvia. 
 
É frequente ouvir os seus elogios a Albufeira por ter “algumas das mais belas praias do Mundo, gentes muito amáveis e uma gastronomia esplêndida”.
 
A sua presença em Albufeira e a estadia de outras estrelas da música mundial que o vinham visitar "deram um enorme contributo para afirmar o concelho como um destino internacional", realça o Município.
 
Em 2003, a Câmara Municipal de Albufeira decidiu homenagear Sir Cliff Richard, através da atribuição do nome do cantor britânico a uma rua da cidade. O cantor tornou-se a primeira personalidade a receber a Chave da Cidade em 2014.
 
Cliff Richard nasceu a 14 de Outubro de 1940, em Inglaterra. Ao longo de 5 décadas, acumulou êxitos como cantor, músico, performer, ator e filantropo, sendo hoje um verdadeiro ícone musical. 
 
Ainda como adolescente, iniciou uma carreira fulgurante que o estabeleceu como a primeira estrela de Rock n’ Roll na Europa, antes ainda do surgimento dos Beatles. Com o seu grupo de apoio The Shadows, Cliff dominou a música popular britânica dos anos 1950 e início dos
anos 1960.
 
Ao longo da sua carreira, Cliff Richard vendeu mais de 250 milhões de discos sendo, ainda hoje, um dos artistas britânicos mais reconhecidos e estimados por todo o mundo. Foi o primeiro artista de rock a ser condecorado pela Rainha Isabel, em outubro de 1995, à frente de nomes como Paul McCartney (1997), Elton John (1998), Mick Jagger (2003) e Tom Jones (2006). 
 
Sir Cliff concretizou também em Albufeira o seu sonho de plantar uma vinha, na sua propriedade da Quinta do Moinho. É lá que são produzidos os vinhos "Vida Nova", cuja produção ele próprio está envolvido.