Portugal foi o convidado de honra da 8ª edição do Salão do Cavalo de El-Jadida que decorreu até 18 de outubro, e que teve como tema “O Cavalo: Artes e Ofícios”.
De 11 a 13 de outubro, uma delegação do Município de Albufeira, composta pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva e Sousa, pelo vereador Rogério Neto e pelo Cônsul Honorário do Reino de Marrocos no Algarve, José Alberto Alegria, deslocou-se à cidade marroquina de El-Jadida a convite do Ministério da Agricultura e do Mar e da Embaixada de Portugal em Rabat, para participar na 8ª edição do Salão do Cavalo de El-Jadida.
Conforme explica nota autárquica, o convite para estar presente nesta feira internacional resultou "do reconhecimento do Governo português da importância institucional que o Município de Albufeira tem vindo a granjear junto da Comunidade Urbana de El-Jadida".
Refira-se que está em vigor um acordo de cooperação entre as duas edilidades, firmado em 2010, que visa o desenvolvimento de ações em áreas como o turismo, o desporto, a economia, a educação e a cultura.
Na ocasião, Carlos Silva e Sousa teve a oportunidade de efetuar vários contactos institucionais com entidades portuguesas e marroquinas e com empresários daquele país do norte de África, visando a promoção de Albufeira nestas áreas e o reforço dos laços de cooperação.
Com um crescimento médio de 4% ao ano Marrocos é um mercado emissor a ter em conta”, destacou Carlos Silva e Sousa.
Durante o certame o presidente da Câmara estabeleceu contactos com a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, com o secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, e com o ministro da Agricultura e Pesca Marítima do Reino de Marrocos, Aziz Akhannouch.
O ponto alto da visita foi a oportunidade de apresentar Albufeira e todas as suas potencialidades ao Príncipe Moulay Rachid, irmão de Sua Majestade, o rei Muhammad VI de Marrocos. Numa breve conversa que teve com Carlos Silva e Sousa, Moulay Rachid afirmou conhecer Albufeira como uma "importante cidade do turismo de Portugal com ligações a El-Jadida".
O presidente da Câmara Municipal aproveitou a ocasião para convidar Moulay Rachid a visitar o Município de Albufeira.
Carlos Silva e Sousa fez um balanço positivo da visita, referindo que “conseguimos reforçar os laços de cooperação entre o Município de Albufeira e El-Jadida. Foi extremamente importante o convite endereçado quer por parte do Ministério da Agricultura e do Mar, quer da Embaixada de Portugal em Rabat para estarmos presentes neste Salão do Cavalo, que nos permitiu desenvolver múltiplos contactos institucionais com membros do Governo marroquino, nomeadamente
com o ministro da Agricultura e Pesca Marítima do Reino de Marrocos, Aziz Akhannouch, e com um conjunto de empresários daquele país africano”.
O presidente da Câmara enfatizou que “procurámos essencialmente promover Albufeira enquanto destino turístico com elevado potencial de desenvolvimento económico”. Nos contactos estabelecidos, Carlos Silva e Sousa salienta “que a existência de um protocolo de cooperação com El-Jadida permitiu criar um clima de recetividade institucional junto do tecido empresarial marroquino e dos responsáveis políticos, visando uma maior aproximação entre os dois povos com
vantagens recíprocas”.
Refira-se que a Associação do Salão do Cavalo foi criada em 2008 por decisão do Rei Mohammed VI e é regida pelas disposições do “Dahir” (Decreto Real) das Liberdades Públicas. Desde 2010 que é igualmente reconhecida como sendo de utilidade pública por decreto. As principais missões da Associação consistem em encorajar qualquer atividade que vise a promoção do cavalo para o desenvolvimento económico e social, especialmente no mundo rural; colocar em destaque o património e as tradições equestres do Reino; e trabalhar para a instauração de canais de cooperação, associação e comunicação com as instituições governamentais, o setor privado, a sociedade civil e salões semelhantes em Marrocos e fora do país.