O encontro resultou de uma iniciativa do Consulado Britânico no Algarve, em parceria com a GNR e com a Câmara Municipal de Albufeira, com o objetivo de dar a conhecer uma campanha de sensibilização para as questões da segurança.
A reunião, marcada há mais de uma semana, atingiu novos contornos com os recentes incidentes que aconteceram na madrugada do passado dia 20 de agosto, em que um segurança morreu na sequência de desacatos num bar na Oura.
Durante o encontro foi apresentado o programa de cooperação que está a ser desenvolvido entre o Consulado Britânico no Algarve, a Câmara Municipal e a GNR de Albufeira. Trata-se de uma campanha de sensibilização dos empresários para que adotem medidas de segurança que evitem furtos e outras situações de risco.
O Consulado Britânico no Algarve pretende implementar uma ação de prevenção, iniciativa que, segundo referiu Clive Jewell, vice-cônsul britânico no Algarve “teve origem em Londres e já está a ser promovida em diversos resorts europeus”, referiu.
Após a apresentação teve lugar um debate em que se ouviram contributos para melhorar as condições de segurança da zona da Oura, nomeadamente ao nível da articulação dos diferentes espaços de animação noturna, com as forças de segurança.
Para o major Marco Henriques, comandante do Destacamento Territorial de Albufeira, “Albufeira continua a ser um concelho seguro, tendo em conta a sua dimensão e o número de pessoas que acolhe”.
Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal, mostrou-se disponível para cooperar com os empresários da noite, no sentido de se prevenirem situações de risco.