A nova gare rodoviária de Portimão, situada na Caldeira do Moinho, junto ao Mercado de Venda por Grosso, abre portas este domingo, 10 de setembro, pelas 18h30, para uma visita aberta à população que será dirigida por Isilda Gomes, presidente da autarquia local.
Num investimento superior a 270 mil euros levado a efeito pela Câmara Municipal de Portimão, o espaço resultou do aproveitamento de duas naves do mercado abastecedor para criar as condições necessárias ao funcionamento desta infraestrutura, explica a autarquia em nota enviada à imprensa.
Em fim de obra, prevê-se que, a curto prazo, a nova gare concentre os vários serviços e empresas de transporte rodoviário a operar no concelho, por forma a que o estacionamento dos autocarros transite da atual paragem na zona ribeirinha de Portimão (que continuará a funcionar enquanto paragem) para esta nova infraestrutura.
Sem competências técnicas e funcionais para gerir a nova gare, a autarquia irá firmar um acordo com a empresa Frota Azul, para garantir a adequada exploração da estrutura.
Desta forma, as paragens de autocarro na zona ribeirinha vão, para já, manter-se como o ponto de embarque e desembarque.
A infraestrutura será dotada dos serviços complementares necessários ao seu pleno funcionamento, nomeadamente serviço de táxis e ponto de informações e venda de ingressos, estando garantidas linhas do circuito urbano Vai e Vem, de modo a garantir uma efetiva ligação da nova gare ao centro da cidade e demais serviços, como a estação dos comboios, centro de saúde, hospital, a zona da Praia da Rocha, entre outros pontos de interesse.
A nova gare que ficará localizada nas proximidades da estação ferroviária e na periferia da cidade criará, deste modo, um novo circuito de mobilidade de transportes na cidade, estando a sua inauguração oficial prevista assim que os operadores garantirem o pleno funcionamento.