Sociedade

Autarca de S. Brás de Alportel fez balanco do primeiro ano de mandato

O executivo são-brasense liderado por Vítor Guerreiro, deu ontem a conhecer numa conferência de imprensa móvel, as principais conquistas alcançadas neste primeiro ano de mandato.

PUB
 
O Presidente da Câmara Municipal fez um balanço positivo do trabalho realizado, sublinhando a execução de 85% do Orçamento Municipal (cerca de 12.700.000,00€) que tem como prioridade a qualidade de vida dos são-brasenses.
 
A conferência de imprensa teve início no seu Gabinete na Câmara Municipal e na rua a pé e de autocarro numa breve visita a um conjunto de infraestruturas.
 
As obras a decorrer na Fonte Nova e no Lavadouro no âmbito do Projeto “Memórias da Terra – Do Poço Novo à Fonte Velha”; o novo Pátio Vila Adentro e a obra de renovação de redes de água e pavimentação na Rua da Fonte, igualmente no coração do Centro Histórico; a Praça da República e o Pátio da Vila; as obras de conclusão da Circular Norte, os novos balneários sociais; o circuito acessível na Escola Secundária José Belchior Viegas, entre outros espaços, fizeram parte deste itinerário de 15 pontos.
 
Acompanhado pelos vereadores a tempo inteiro, Marlene Guerreiro e Acácio Martins, Vitor Guerreiro referiu o «esforço diário para conseguir colmatar as carências de muitas famílias, em termos habitacionais, de alimentação e de outros bens de primeira necessidade".
 
Para poder dar resposta a estes problemas sociais foi implementado no município o “Programa Mão Amiga” destinado a obras de recuperação e acessibilidade em casas de famílias com dificuldades económicas. No mesmo âmbito foi ainda construído um balneário público próximo da Loja Social, espaço que presta apoio mensal a mais de 200 famílias, com bens de primeira necessidade.
 
O investimento na qualidade ambiental do município e a preservação da floresta foram outras apostas deste primeiro ano de mandato, com a aquisição de uma viatura de recolha de resíduos por cerca de 180 mil euros; a execução de um Plano Municipal de Eficiência Energética que dota quase todos os equipamentos municipais de energias renováveis; a criação de um protocolo com o exército e com os bombeiros na prevenção dos fogos florestais; a limpeza de bermas e caminhos na serra, entre outras medidas preventivas.
 
O património material e imaterial também foi alvo de valorização, mediante a recuperação e revitalização de 6 espaços que integram o Projeto “Memórias da Terra”. 
 
A adoção do Cadastro Predial Municipal; o prolongamento dos serviços de abastecimento de águas e saneamento; as iniciativas de apoio ao empreendedorismo; a proximidade aos residentes estrangeiros; entre outras ações foram também destacadas neste balanço autárquico.
 
No âmbito do Centenário do Município, Vitor Guerreiro relembrou as celebrações do Dia 1 de Junho que juntou milhares de são-brasenses, «dando provas do potencial da comunidade e do associativismo, uma força abraçada por todos e que merece, ser valorizada a nossa gestão é fruto da participação da comunidade na vida ativa do município, valorizamos o passado, mas também projetamos com a comunidade o que queremos que São Brás de Alportel seja no futuro».
 
O presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, lamentou ainda os entraves que o próprio Estado cria ao funcionamento da autarquia, com a redução sistemática do orçamento e a impossibilidade de contratação de pessoal que põe em causa o funcionamento de serviços essenciais, como escolas, serviços de recolha de resíduos, águas, entre outros.
 
O edil sublinhou ainda que apesar das limitações orçamentais continua a dar resposta a problemas de manutenção de serviços públicos que não são responsabilidade da autarquia, como obras no Quartel da Guarda Nacional Republicana, Centro de Saúde, ou outras situações, como o pagamento do alojamento de um novo médico cubano para o Centro de Saúde, no sentido de garantir a qualidade dos serviços prestados à população, embora estes encargos sejam de responsabilidade do Governo.