A AMAL foi esta sexta-feira, palco de um encontro que reuniu o Ministro da Saúde, o Secretário de Estado da Saúde, o Presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve e os Presidentes de Câmara dos municípios algarvios para debater o futuro do setor da saúde na região.
Um momento positivo, classifica nota da AMAL, marcado por uma "importante" troca de impressões e pontos de vista entre o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e os autarcas algarvios, que tiveram a oportunidade de destacar os relevantes problemas com que o Algarve se tem deparado nos últimos anos nesta área.
A proximidade dos autarcas à realidade local concedeu ao Ministro uma visão realista do cenário que se vive na região e que diariamente afeta munícipes e turistas, situação que Adalberto Campos Fernandes deu a entender já ter conhecimento, revelando estar a par dos assuntos e diversos problemas do setor da saúde no Algarve.
Da falta de profissionais em diversos serviços, passando pela falta de recursos ou pela incapacidade de dar respostas às necessidades dos utentes, os vários problemas que têm afetado os serviços do Centro Hospitalar do Algarve sensibilizaram o Ministro que celebrou um compromisso com os presentes na reunião, assumindo a urgência de resolver progressivamente esta situação.
Os Presidentes de Câmara registaram com agrado o reconhecimento, por parte de Adalberto Campos Fernandes, de que eram devidamente fundamentadas e verdadeiras as preocupações e anseios manifestados ao longo dos últimos tempos.
A AMAL e os municípios dizem agora aguardar "com elevada expectativa", pelo concretizar das medidas anunciadas nos prazos definidos e, pela consequente melhoria significativa das respostas do Serviço Nacional de Saúde, que terão como principal objetivo garantir melhor qualidade de vida e bem-estar aos munícipes algarvios bem como a quem visita a região.