O Presidente da AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve, manifestou esta tarde a sua preocupação com a vinda de cidadãos de outras nacionalidades, oriundos de países onde o problema da infeção com Coronavírus é altamente preocupante.
Com a declaração de quarentena em Espanha, António Miguel Pina, refere numa publicação no Facebook, que "há uma grande afluência de cidadãos espanhóis".
Perante esta situação, o responsável da AMAL reforça que os autarcas algarvios, "solicitam ao Governo que tome medidas mais drásticas de controlo destes fluxos seja nas fronteiras terrestres ou aeroportuárias".
Para António Miguel Pina, o esforço que os portugueses estão a fazer não será compensado se se mantiver a vinda de cidadãos de outros países "seja para férias ou em trabalho".
Recorde-se que o número de infetados com coronavírus em Portugal subiu este domingo para 245, ontem o registo era de 169 casos.
A maioria dos infetados concentra-se agora na região de Lisboa e Vale do Tejo, que passou de 73 para 116 confirmados. Segue-se a região Norte com 103 casos. O Algarve sobe de 7 para 10 casos confirmados (2 em Albufeira e 1 em Silves), os mesmos que a região Centro.
Segundo a Direção-Geral de Saúde, há 2.271 casos suspeitos, dos quais 281 aguardam os resultados das análises.
4.592 pessoas estão sob vigilância das autoridades de saúde.