Albufeira continua a apostar no estreitamento de relações com a Cívica, associação que reúne em França cerca de 2 mil autarcas e dirigentes políticos de origem portuguesa e luso-descendentes.
Assim, a visita desta Associação agendada para Portugal, que incluiu autarcas, senadores e deputados à Assembleia Nacional, passou por Albufeira.
Paulo Marques a liderar a Associação Cívica mais a comitiva composta por cerca de 50 elementos teve oportunidade para visitar no passado fim-de semana, alguns dos pontos mais importantes do concelho de Albufeira, culminando tal visita numa cerimónia de recepção no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O Convite para esta visita surgiu no âmbito da presença no “Salon de Maires D’Ile de France” que decorreu no passado mês de maio, e onde Albufeira foi o primeiro concelho português a participar, diz nota da autarquia.
Carlos Silva e Sousa justificou esta opção referindo que “França é atualmente o quinto mercado na região em termos turísticos e existe um grande potencial de crescimento, não só porque temos uma história comum, mas também porque a língua neste caso com a comunidade portuguesa e luso-descendente, é uma grande vantagem para cultivarmos uma relação bilateral profícua”.
No âmbito desta visita, ficaram definidas novas iniciativas para 2018, nomeadamente a participação de Albufeira no referido certame, bem como o acolhimento de uma exposição apresentada pela Cívica, sobre a presença dos portugueses em França aquando da I Grande Guerra.
Paulo Marques é também presidente do Município de Aulnay-sous-Bois, o terceiro do distrito de Seine-Saint-Denis e o sétimo da Grande Paris em termos populacionais, com 83 mil habitantes, entre os quais se incluem cerca de 10 mil cidadãos de origem portuguesa.
O autarca lusodescendente costuma passar férias em Albufeira e por conhecer bem a região, defende que “a cidade e a região têm todas as condições para acolher mais turistas vindos de França, sendo importante esta aproximação junto dos portugueses e luso-descendentes que se identificam com o nosso país e que têm uma palavra a dizer no aprofundamento das relações económico-sociais com outras comunidades”, acrescentando ainda que o município deverá receber mais turistas, não só na época alta, mas também durante a época baixa, por ser uma “altura calma e muito agradável”.
O dirigente referiu ainda que “esta visita proporciona ao concelho de Albufeira uma maior divulgação do seu território e das condições que esta região oferece, para que possa ser considerada uma possível vencedora enquanto destino turístico de França e assim acolher os diversos programas organizados pelas Autarquias Francesas”.