Sendo Albufeira o concelho a nível nacional com o maior número de Bandeiras Azuis e Praias com Qualidade de Ouro, a autarquia considera "que este foi um episódio de curta duração, imediatamente identificado e resolvido".
Na sequência da interdição a banhos na Praia dos Salgados, e respetivo hastear da bandeira vermelha, determinados pela Delegada de Saúde do Algarve e pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), esta terça-feira, 25 de julho, devido a uma contaminação microbiológica proveniente da Lagoa dos Salgados, a Câmara Municipal de Albufeira esclareceu esta tarde, em nota de imprensa, que este episódio de poluição seja oriundo da Lagoa dos Salgados, que está aberta ao mar; estando sob a jurisdição da APA.
Depois de realizadas análises que revelaram contaminação microbiológica, foi decidido pela APA fechar a Lagoa dos Salgados através da construção de um dique, tendo a Câmara Municipal de Albufeira colaborado com a disponibilização dos seus funcionários e de máquinas, no sentido de repor a normalidade da situação.
A mesma nota da autarquia esclarece que as análises realizadas à água durante o dia de hoje, "poderão permitir fazer o levantamento da interdição"; pelo que o principal objetivo das entidades envolvidas – APA e Câmara Municipal de Albufeira – é salvaguardar a Saúde Pública dos banhistas; e voltar a hastear a Bandeira Azul na Praia dos Salgados o mais rapidamente possível.