A Câmara Municipal de Castro Marim informou que se encontra a substituir o mobiliário urbano para informação, mais conhecido por "MUPI", do concelho.
Numa primeira fase, a autarquia diz que serão substituídos 52 mupis, por um modelo mais moderno e tecnicamente mais adequado às necessidades, com a particularidade de serem fabricados com plástico 100% reciclado, integrando-se na política municipal de preocupação ambiental e de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, promovendo o desenvolvimento do turismo rural e cultural.
Segundo o Município, os novos mupis vão também permitir, de uma forma organizada, a divulgação de informação patrimonial e paisagística do território, "mais interessante de um ponto de vista turístico, assim como a disponibilização da informação de proximidade, mais dirigida aos moradores/munícipes".
Outro objetivo é que as novas estruturas, esteticamente mais atrativas, permitam revitalizar a imagem dos aglomerados rurais, reduzindo a “poluição” visual que por vezes se encontra em alguns núcleos populacionais.
Os painéis são produzidos a partir de plásticos mistos reciclados, material resistente à corrosão e à água e insensível aos agentes químicos.
Esta primeira fase representa um investimento de 49.000 euros (+ iva), aprovado no âmbito do PDR2020 (Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020), cofinanciada a 50% pelo FEADER, no seguimento da aprovação da candidatura "PP+P - Patrimónios e produtos + próximos "
Em breve será iniciada a segunda fase, que consiste na aquisição de mais 20 mupis para algumas localidades e pontos considerados estratégicos, de uma perspetiva turística.
A terceira e última fase consiste na instalação de 8 mupis digitais nas localidades de Castro Marim e Altura e já tem financiamento aprovado, no âmbito do Programa Interreg Espanha-Portugal 2014-2020, apoiado pela União Europeia, cofinanciadas a 75% pelo FEDER, projeto FOURTOURS II.