A reunião do Conselho de Fundadores de Serralves, que anualmente reúne dezenas de representantes de instituições fundadoras, foi esta semana palco da assinatura de protocolos de novo Fundador com 24 entidades.
Trata-se de um número recorde que constitui a maior operação de entrada de novos Fundadores desde que a Fundação de Serralves foi constituída em 1989, com um número inicial de 50 Fundadores, informou aquela Fundação.
Entre os novos Fundadores de Serralves estão nove empresas, 14 Câmaras Municipais, entre elas a de Faro, e um Fundador a título individual.
Aníbal Cavaco Silva recebeu nesta ocasião o estatuto de Fundador de Serralves a título honorário, à semelhança do que tem acontecido com todos os Presidentes da República desde que a Fundação de Serralves foi criada.
Números que revelam o intenso trabalho de crescimento e descentralização da Cultura protagonizado por Serralves ao longo do ano de 2016, cuja face mais visível são as inúmeras exposições da Coleção de Serralves realizadas em autarquias por todo o país, com o objetivo tornar a coleção de arte contemporânea de Serralves acessível para além das portas do Museu, permitindo o alargamento da rede de acesso e de aproximação das populações à arte e à cultura.
Algarve Primeiro