Economia

Autarquia de Lagos aprova 245 mil euros em subsídios para coletividades locais

 
Na última reunião pública, a autarquia de Lagos aprovou os subsídios a atribuir este ano a 28 agentes culturais locais, no valor global de 245.768,00€.

 
A concessão destes apoios visa a prossecução de objetivos como estimular a produção cultural de qualidade; salvaguardar os traços essenciais da cultura e património locais; apoiar a criação artística e contribuir para a valorização cultural do Município e a dinamização dos equipamentos culturais.
 
Segundo a autarquia, “as associações culturais e recreativas prestam um serviço inestimável à comunidade”, salvaguardando tradições e promovendo a contemporaneidade.
 
Por corresponderem a componentes da herança cultural e da afirmação criativa do concelho, promovendo junto das populações o gosto pela cultura e pela preservação desse testemunho, que é património de todos, o município entende-os como “parceiros fundamentais para o desenvolvimento e valorização da cultura local”.
 
Tendo por base os critérios definidos nas Linhas Orientadoras de Apoio ao Associativismo Cultural, face à atividade desenvolvida pelos diferentes agentes culturais locais, ao envolvimento dos mesmos na vida cultural do concelho, e para além de apoios logísticos e de transporte (essenciais para a prossecução das suas atividades), foi aprovada a atribuição de subsídios no valor global de 245 768,40€ (mais de 88 mil euros do que no ano passado) a 28 associações culturais e recreativas do Município (mais 9 do que no ano passado).