Sociedade

Autarquia de Lagos distingue escritora e atleta no Dia da Cidade

Foi aprovado por unanimidade em Assembleia Municipal que, a autarquia vai distinguir Glória Marreiros e Diogo Marreiros no Dia do Município.

PUB
 
A escritora Glória Marreiros e o atleta Diogo Marreiros são as entidades que o Município de Lagos pretende homenagear no próximo dia 27 de outubro, Feriado Municipal, através da atribuição de condecorações previstas em regulamento municipal.
 
Para tal foi apresentada e aprovada por unanimidade, na última Reunião de Câmara, uma proposta, previamente consensualizada com a Comissão Permanente da Assembleia Municipal de Lagos, que prevê a atribuição da Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro à escritora e investigadora social Glória Maria Marreiros da Cunha e da Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata a Diogo Trindade Marreiros, atleta lacobrigense de Patinagem de Velocidade.
 
Em comum, para além do apelido “Marreiros”, estas duas figuras têm a determinação e a capacidade de entrega às suas atividades, evidenciando-se pelo rigor e qualidade do seu trabalho, frisa nota da autarquia.
 
Militante cívica e política, defensora da valorização e do reconhecimento do papel da mulher na sociedade, investigadora nas áreas da Psicologia Infantil, da Etnologia, da Museologia Social e da História Local, escritora e autora de uma vasta e diversificada obra publicada, Glória Marreiros é uma referência da geração que combateu a ditadura, fez a revolução e ajudou a construir um Portugal democrático e moderno, abraçando várias atividades, todas com assinalável sucesso.
 
Igualmente digno de reconhecimento é Diogo Marreiros, o jovem atleta lacobrigense que, ao longo do seu percurso competitivo, tem alcançado sucessivos títulos, nacionais e internacionais, contribuindo significativamente para a afirmação da Patinagem de Velocidade enquanto modalidade e, simultaneamente, para a projeção da cidade de Lagos e do próprio país.