Economia

Autarquia de Lagos investe na construção de habitação a custos controlados

 
O executivo de Lagos aprovou uma proposta que visa a aquisição de três lotes de terreno, pelo valor de 1.225.000,00€, destinados à construção de habitação a custos controlados.

 
Para a autarquia "este investimento representa um marco determinante na concretização do Programa de Habitação para o Município 2018-2021 aprovado recentemente, no qual se prevê, entre outras ações, a construção de 195 novos fogos de iniciativa municipal, a maior parte dos quais a edificar na sede do concelho".
 
Os três lotes de terreno objeto desta proposta ficam localizados na freguesia de São Gonçalo, mais concretamente na zona urbana a poente da Escola Secundária Júlio Dantas, e são atualmente propriedade da Cooperativa CHESGAL. 
 
Em nota de imprena o Município refere que as suas áreas permitem antever uma capacidade edificatória de cerca de 100 fogos.
 
Esta proposta foi o resultado de conversações e negociações, estabelecidas entre o Município e a entidade proprietária, através das quais foi possível chegar a um entendimento que é considerado vantajoso para as partes envolvidas, permitindo simultaneamente concretizar um dos pontos centrais do referido Programa Habitacional.
 
No eixo da ampliação do parque habitacional municipal a autarquia tem também já em curso a elaboração dos projetos para a construção de 29 fogos (em Bensafrim, no Sargaçal e em Lagos), cuja construção está prevista iniciar-se no final de 2019 /início de 2020.
 
Em matéria de arrendamento, outro dos eixos do Plano Municipal de Habitação, destaca-se o Regulamento Municipal de Apoio ao Arrendamento Privado.