Numa altura em que se aproximam as férias da Páscoa, a Câmara Municipal de Loulé aprovou medidas que visam reduzir ao mínimo indispensável a circulação de pessoas no concelho.
A autarquia informa que o objetivo é evitar que "a população saia de casa para passeios e aglomerações" que possam constituir focos de contágio, numa ação preventiva da propagação do novo coronavírus neste território.
Assim, o Posto de Comando Municipal, que está a acompanhar diariamente a situação, reuniu ontem por videoconferência e debateu diversas situações ocorridas no concelho, tendo decidido condicionar os acessos às praias do Trafal, Loulé Velho e Almargem, assim como encerrar os parques de estacionamento nas zonas do litoral, em Almancil: no Garrão Nascente, Vale do Lobo, Quinta do Lago, Dunas Douradas e Ancão, e, em Quarteira, no Passeio das Dunas.
Estas duas iniciativas surgiram, conforme diz o Município em comunicado, por sugestão da Autoridade Marítima e da Guarda Nacional Republicana.
Por outro lado, e com exceção das que se destinem à execução de obras particulares, o presidente da Câmara Municipal aprovou ainda a suspensão das emissões de licenças especiais de ruído. Mais uma medida que pretende dissuadir a realização de eventuais convívios e festas particulares. “Numa altura em que Portugal passou à fase da mitigação, estamos preocupados sobretudo porque se aproxima a Páscoa, um período em que o Algarve é, por excelência, o destino de férias de muitos portugueses. Por mais paradoxal que possa parecer estarmos a tomar estas medidas num concelho em que o turismo é determinante para a sua atividade económica, mas neste momento o mais importante são as condições de saúde dos nossos concidadãos. Acreditamos que as medidas hoje aprovadas irão contribuir para prevenir a propagação do novo coronavírus no concelho de Loulé”, considera Vítor Aleixo.