Loulé

Bernardo Lopes

 
A Câmara Municipal de Loulé felicitou o jovem realizador quarteirense, Bernardo Lopes, pela conquista do Prémio Revelação no XXVI Festival Caminhos do Cinema Português.

Em comunicado, a autarquia diz que o prémio foi atribuído pelo seu trabalho na curta-metragem "Moço", rodada entre Alte e Salir, em dezembro de 2018, produção à qual a o município se associou, através do Loulé Film Office. O filme estreou no IndieLisboa, em agosto passado.
 
Trata-se do segundo filme que Bernardo Lopes realiza no município, «levando o nome do concelho a festivais pelo mundo». A curta-metragem "Ivan", rodada em Quarteira em janeiro de 2017, venceu três prémios nos Estados Unidos - Grande prémio do Júri em Laughlin, Melhor filme no New York Portuguese Short Film Festival e Melhor Realizador no Chelsea Film Festival também em Nova Iorque.
 
“Congratulamo-nos por esta distinção que vem publicamente reconhecer o talento de mais um jovem do nosso concelho. Bernardo Lopes faz parte desta nova geração de criativos que, através da sua paixão e do seu trabalho, se tem destacado nas mais diversas áreas a nível nacional e internacional.” sublinha o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo.
 
O autarca destaca ainda o facto da curta-metragem “Moço” ter tido como cenário duas localidades do interior do concelho. “Sem dúvida que o Cinema e outras áreas do mundo dos audiovisuais têm sido também um veículo importante na promoção do nosso território e, neste caso em particular, de uma zona serrana caracterizada pelas belíssimas paisagens, por um património natural riquíssimo, por uma excelente gastronomia e por gente afável que sabe receber”.
 
Os Caminhos do Cinema Português são um festival generalista focado na cinematografia contemporânea portuguesa.
 
Artigo publicado em 11-12-2020
 
(+) Loulé

Solange Coelho

José Carlos Fernandes

Dino D´Santiago

Casimiro de Brito

João Palma