Sociedade

Autarquia de Loulé esteriliza e vacina animais para promover adoção

A Autarquia diz que tem levado a cabo ações ao nível da esterilização, vacinação e desparasitação, com o objetivo de apelar à adoção dos animais que se encontram no Canil/Gatil Municipal de Loulé.

PUB
 
Assim, a todos os animais que são dados para adoção é aplicado, gratuitamente, antes de sair do Canil/Gatil Municipal, um sistema de identificação eletrónica que permite a sua identificação permanente, sendo-lhe ainda ministrada a vacina antirrábica. Por outro lado, todos os animais são desparasitados, bem como esterilizados/castrados, ficando todos os custos inerentes a estas intervenções a cargo do Município.
 
Em nota de imprensa, a autarquia adianta que para reduzir os nascimentos descontrolados de animais, ao abrigo da Campanha de Apoio à Esterilização de Cães e Gatos de Companhia promovida pela Câmara Municipal de Loulé, entre os meses de abril e outubro deste ano realizaram-se 156 esterilizações (75 em cães e cadelas e 81 em gatos e gatas).
 
Os responsáveis municipais acreditam que esta «é a melhor forma de controlo da população de animais, reduzindo o número de ninhadas indesejadas e o seu consequente abandono pelo que, na prossecução desta política, será incrementado no futuro o número de esterilizações».
 
Com este tipo de intervenções cirúrgicas, a autarquia explica que «evita-se a morte por acidente de animais errantes na via pública, promovendo a sua proteção e permanência no canil, para posterior adoção».
 
O apoio financeiro e logístico a associações que atuam nesta esfera, com destaque para o «meritório» trabalho do Canil de S. Francisco de Assís, a requalificação das instalações do Canil Municipal, o Regulamento dos Direitos dos Animais do Município de Loulé, o Regulamento Municipal Sobre Apascentamento de Animais e Sua Permanência e Trânsito em Espaço Público e também esta campanha de esterilização, são exemplos a que o Município diz estar «atento para com o mundo animal».