Sociedade

Autarquia de Loulé homenageou Clube de Golfe de Vilamoura

Na passada sexta-feira, 13 de dezembro, a Câmara Municipal de Loulé homenageou o Clube de Golfe de Vilamoura pela conquista do título de Campeão Europeu, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, perante a presença de várias personalidades e entidades ligadas à modalidade e à atividade turística.

PUB
 
 
Referindo-se à importância desta modalidade para a principal atividade económica do Município – o turismo – o presidente da Autarquia falou igualmente da importância do título alcançado para a promoção da região e do Concelho. “Temos à volta do golfe toda uma economia que se estrutura e um Concelho que deve muito a esta atividade. Se vocês projetam esta atividade, as autoridades concelhias só lhes devem estar gratas e deixar-vos uma palavra de estímulo para que continuem e para que consigam mais títulos”, referiu ainda Vítor Aleixo.
 
A existência de 13 campos de golfe com “condições extraordinárias” e o facto de Loulé receber anualmente algumas das mais prestigiadas provas nesta modalidade, como é o caso do Portugal Masters, fazem com que este Concelho seja considerado “a capital do golfe no nosso país”, disse o autarca.
 
Esta opinião é partilhada também por Desidério Silva, presidente do Turismo do Algarve, entidade que tem apostado na promoção e valorização do golfe como “um produto de referência para a região”. Os prémios alcançados em 2013 e a distinção do Algarve como o melhor destino de golfe para 2014 são, segundo este responsável, “sinais muito importantes para a região que têm a ver com aquilo que ao longo dos anos foi feito em termos de construção de campos de golfe, a gestão dos campos de golfe e a política do golfe na região”.
 
Desidério Silva falou também da importância do golfe no combate à sazonalidade que afeta a região algarvia. “Se hoje temos um problema de sazonalidade ele é esbatido graças ao golfe porque é aquela atividade que ainda tem uma intervenção em termos de dormidas, de visitantes e de receitas que nos ajuda a combater essa sazonalidade. É claramente um produto de excelência na região”, frisou Desidério Silva.
 
Num ano muito importante para o Algarve em termos das distinções na área do golfe, o responsável máximo do Turismo do Algarve considerou o título alcançado pelo Clube de Golfe de Vilamoura como “a cereja no topo do bolo”.
 
Referindo-se ao Clube de Golfe de Vilamoura como o maior clube nacional dentro da modalidade em termos do número de atletas que fornece à seleção e o segundo maior em termos de atletas inscritos na Federação, Júlio Mendes, vice-presidente da Federação Portuguesa de Golfe destacou a parte da formação, nomeadamente a escola deste Clube. “É, sem dúvida nenhuma, um exemplo que infelizmente não tem sido seguido por outros clubes em Portugal. 
 
Alguns clubes têm tentado, há muitos que agora começaram nas escolas, a própria Federação está a fazer um esforço financeiro para a promoção e desenvolvimento da modalidade junto das crianças nas escolas”, disse este responsável.
 
Júlio Mendes frisou também a ideia de que “o golfe não é um desporto elitista”. 
 
Embora as circunstâncias económicas do país ainda não tenham provocado o devido desenvolvimento da modalidade, este responsável federativo considerou que “há desportos que são mais caros que o golfe em termos de equipamentos e o acesso aos campos está também mais barato, como tal estamos todos no caminho certo”.
 
Quanto ao Clube de Golfe de Vilamoura, disse estar confiante que, num futuro próximo, irá fornecer mais atletas para o circuito europeu, juntando-se a Ricardo Santos e a Hugo Santos.
 
Neste momento de homenagem, o presidente do clube, Christopher Stilwell, enalteceu o papel dos elementos da direção, dos profissionais que trabalham no clube e dos cerca de 900 sócios que tornam o Clube de Golfe de Vilamoura num dois maiores clubes do país.
 
Também a parte formativa foi destacada por este dirigente que considerou que a escola do Clube, com cerca de 200 alunos, é “competitiva”. Mas para além dos profissionais como o Ricardo Santos e Hugo Santos, tem também formado muitas pessoas que trabalham atualmente na indústria do golfe.
 
Quanto ao futuro, Christopher Stilwell acredita que outros jovens do clube poderão seguir as pisadas de Ricardo Santos no European Tour. “Vamos ter outros jovens que vão seguir para o Challenge Tour e esperemos, a curto prazo, estejam no European Tour para lhe fazer companhia”, disse ainda.