Sociedade

Autarquia de Loulé (já) utiliza sacos Biodegradáveis para dejetos caninos

 
Em nota enviada à comunicação social, a autarquia de Loulé faz saber que, no âmbito da política ambiental levada a cabo pelo Município, vai disponibilizar sacos Biodegradáveis para dejetos caninos.

 
Esta medida prende-se com a política de ambiente, ação climática e economia circular, que tem sido dinamizada pela autarquiaa «com vista à redução do plástico descartável».
 
Desta forma, «os tradicionais sacos para dejetos caninos de plástico, estão a ser substituídos por sacos biodegradáveis».
 
Os novos sacos disponíveis nos vários dispensadores que se encontram espalhados em diversos pontos do concelho são fabricados num material biodegradável e compostável, ou seja, em processo de compostagem são transformados em dióxido de carbono, em água e biomassa. «Estes sacos cumprem os requisitos da Norma Europeia».
 
Recorde-se que a «problemática do plástico» é um dos temas prementes da atualidade, o Parlamento Europeu aprovou este ano a nova lei comunitária que proibirá a venda de produtos de plástico de utilização única, a partir de 2021. Nesse sentido, «é necessário tomar medidas desde já», para alcançar uma redução quantitativa de outros produtos de plástico de utilização única, frisou a edilidade.
 
Assim, a iniciativa, na área da salubridade e higiene pública, «enfatiza o compromisso municipal no combate às alterações climáticas e diminuição dos impactes substanciais em matéria de uso eficiente de recursos».
 
Na mesma nota lê-se: «Torne o passeio do seu cão mais higiénico e em harmonia com o ambiente!» é o apelo da Autarquia a todos os que são donos de cães e que «são também responsáveis por manter a via pública limpa».