Sociedade

Autarquia de Loulé apela ao envolvimento da população para receber a festa da Mãe Soberana

A cidade de Loulé recebe no próximo domingo, 1 de maio, a Festa Grande da Mãe Soberana.

PUB
Passados dois anos de ausência devido à pandemia da COVID-19, a organização pretende celebrar o regresso do evento que faz parte da vivência coletiva do concelho de Loulé. Nesse sentido, a Câmara Municipal está a apelar à colaboração da população para "engrandecer este momento".
 
Em comunicado, a autarquia solicita a todos os residentes na cidade, em particular nas artérias que integram o percurso da festa, que participem através da ornamentação das varandas e janelas com as tradicionais colchas e também com o lançamento de pétalas de flores (distribuídos aos moradores pela autarquia), no momento de passagem da procissão com a imagem da Nossa Senhora da Piedade.
 
A Festa Grande é o momento alto das festividades da Mãe Soberana, dedicada à Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Loulé. O Município fala da maior manifestação religiosa a sul de Fátima e um dos principais cartazes turísticos do concelho, "um momento dinamizador da economia local, em particular do setor da restauração e hotelaria".
 
O programa deste domingo arranca pelas 10h00, com a celebração da Missa Solene, na Igreja de S. Francisco, onde decorrerá também o 28º Encontro do Povo de Cabo Verde. Depois a imagem da padroeira sairá, em procissão, em direção ao Largo do Monumento Engº Duarte Pacheco. Pelas 15h30, decorrerá a missa campal, seguindo-se a grande procissão que percorrerá as principais ruas da cidade e culminará com o momento apoteótico da subida íngreme ao Santuário. Pelas 23h30, junto à Ermida, terá lugar um espetáculo de fogo de artifício.