A Ribeira do Cadouço ou Cadoiço, como é conhecida localmente, embora atravesse transversalmente toda a cidade de Loulé, é desconhecida e ignorada pela maioria da população.
Neste sentido, a Câmara Municipal de Loulé, em parceria com a Associação Almargem, convida a população à sua (re)descoberta dedicando-lhe dois dias com a organização de um evento, neste espaço, para debate e reflexão e a realização de atividades de natureza, que decorrerão nos dias 4 e 5 de junho.
Assim, no dia 4 de junho irá realizar-se, na Biblioteca Municipal de Loulé, uma apresentação seguida de debate que irá abordar o passado, o presente e os futuros projetos na Ribeira do Cadoiço, contando com a apresentação do Projeto do Parque Agrícola de Loulé. À noite decorrerá a primeira saída de campo para observação de animais noctívagos.
Por sua vez, o dia 5 de Junho, que coincide com o Dia Mundial do Ambiente, será repleto de atividades de natureza, na zona sul da Ribeira do Cadoiço, nomeadamente passeio para observação e identificação de aves, passeio de identificação da flora, o percurso geológico “Cadoiço, muito mais do que uma Ribeira”, um percurso pedestre ambiental, monitorização da qualidade ecológica da água, anilhagem de aves, atividades para crianças e atividades para pais e filhos.
Este cartaz foi criado a partir do novo mural da cidade de Loulé. Este mural, pintado na Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, pelo artista Mistik, foi realizado no âmbito do projeto dinamizado pela Divisão de Ambiente, Espaço Público e de Transportes “Dar Cor à Cidade” e que desafiou vários artistas a embelezarem alguns espaços urbanos do Concelho.
Este mural, baseado num postal de Loulé dos anos 40 mas com uma abordagem contemporânea, representa uma das quedas de água da Ribeira do Cadoiço e pretende dar a conhecer este local.
Na última década, o Município de Loulé tem vindo a realizar obras de requalificação nesta zona, contudo ainda há trabalho a fazer e divulgar. Neste contexto criou-se o evento “Cadoiço em Festa” com o objetivo de informar e sensibilizar a população, da cidade de Loulé, sobre a importância desta ribeira e debater, em conjunto, o seu futuro, aproximando a população para a que poderá vir a ser novamente uma área de lazer e recreação a ser usufruída por todos.
O evento conta com a parceria de várias entidades: Agência Portuguesa do Ambiente, Águas do Algarve, Centro Ambiental de Loulé e da Pena, Geo Walks & Talks e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e encontram-se disponíveis no formulário online.
Mais informações em www.almargem.org e www.cm-loule.pt.