A Câmara Municipal de Loulé não irá realizar,este ano, a Noite Branca, voltando o evento a ter lugar em 2015.
De acordo com os responsáveis municipais esta decisão prende-se, "com a herança financeira deixada pelo anterior executivo, na ordem dos 80 milhões euros de passivo", e nesse sentido, a realização deste evento teria um forte impacto financeiro no orçamento camarário neste primeiro ano de mandato "em que é essencial estabilizar as finanças municipais".
Recorde-se que a Noite Branca em Loulé realizou-se pela primeira vez em 2007. Após um interregno de dois anos (2011 e 2012), aquela que é considerada a festa de despedida do verão algarvio regressou em 2013.
Por considerar a Noite Branca um dos acontecimentos mais emblemáticos e importantes para a projeção da cidade e do concelho de Loulé, a Câmara Municipal, enquanto entidade organizadora e exclusiva patrocinadora, sublinha que dado o elevado investimento que a mesma encerra a edilidade opta por não realizar o evento este ano.
Mas os responsáveis do Município deixam "bem claro que não é intenção deixar cair o evento", antes pelo contrário, já em 2015 a Noite Branca estará de volta.
A autarquia louletana esclarece ainda que o evento Mare Funtastic que acontece na próxima sexta-feira, 25 de julho, em Quarteira, bem como as Festas de Verão e das Comunidades de Almancil, a ter lugar de 1 a 3 de agosto, nada têm a ver com a divulgação "maldosa" de uma suposta transferência da Noite Branca para estas localidades, dado que estas iniciativas serão promovidas e ficarão a cargo das Juntas das Freguesias e relativamente às quais a Câmara Municipal não tem qualquer papel organizativo.