Saúde

Autarquia de Olhão mantém Centro de Vacinação aberto e lança campanha sobre a importância das vacinas

 
A autarquia de Olhão reforçou, até final do ano, o investimento que tem vindo a ser feito na vacinação da população do concelho contra a covid-19, com o objetivo de sensibilizar a população, sobretudo a faixa elegível para a 3.ª dose, para a importância da vacinação, quer contra a covid-19, quer contra a gripe sazonal.

É intenção do Município, «proteger a economia local, mas também as famílias olhanenses, dos efeitos negativos da eventual tomada de medidas mais restritivas, sobretudo durante a quadra natalícia que se avizinha», refere em comunicado.
 
A Câmara diz que o investimento ascende, só nos meses de novembro e dezembro, aos 15 mil 500 euros, com o funcionamento do Centro de Vacinação, que continuará aberto, com vista a evitar a sobrecarga do Centro de Saúde, proporcionando melhores condições aos utentes, «ao contrário do que acontece em muitos municípios, que escolheram fechar estas estruturas, concentrando a vacinação contra a covid-19 e a gripe nos centros de saúde», sublinha.
 
Este ano, a autarquia voltou, também, a aderir ao Programa Vacinação SNS Local, através do qual a população elegível pode deslocar-se a uma das farmácias aderentes para que lhe seja ministrada gratuitamente a vacina da gripe.
 
Foi ainda criado um call centre, onde uma equipa de funcionários municipais está a contactar a população mais idosa, no sentido de simplificar a comunicação com estas pessoas e intensificar os agendamentos.
 
Além destas frentes, será lançada uma campanha de marketing, com o objetivo de fazer chegar a mensagem da importância do reforço da vacinação ao maior número de pessoas possível.
 
Vários atletas de destaque do concelho foram convidados a participar neste desígnio, e o resultado foi um vídeo que será apresentado ainda esta semana, onde os participantes apelam à proteção desta faixa mais idosa da população.
 
Sob o lema “A vacinação não pode ser levada na desportiva”, os olhanenses são convidados a agendar online a administração da 3.ª dose (https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/), ou a comparecerem no Centro de Vacinação sem marcação, para usufruírem da modalidade Casa Aberta.