A Câmara Municipal de Portimão desafia residentes e turistas a descobrirem locais de interesse cultural de Alvor e Portimão em quatro sextas-feiras à noite. Ao todo, serão promovidos quatro passeios culturais noturnos, dois à descoberta do Património Islâmico de Alvor e dois pelo Centro Histórico de Portimão.
Na vila piscatória de Alvor, haverá passeios no dia 14 de julho e 11 de agosto, onde será dada a conhecer a herança islâmica de Alvor, e figuram construções com cerca de mil anos. Serão visitados o Morabito de São Pedro, o Morabito anexo à Igreja Matriz de Alvor e este edifício religioso, o Museu Etnográfico, o Castelo e a arquitetura civil. O ponto de encontro, para estas duas visitas é o Morabito de São Pedro, situado perto do Cemitério de Alvor, às 21h00 horas.
No dia 28 de julho, será a vez de mostrar as riquezas culturais da baixa de Portimão num passeio em busca de paisagens urbanas que caracterizam e dão personalidade ao coração da cidade.
Este passeio terá início às 21h00 horas, com ponto de encontro no Coreto situado na Praça Manuel Teixeira Gomes, e os participantes serão convidados a percorrer o trajeto entre a Praça Manuel Teixeira Gomes, o Jardim Bívar, a Casa Manuel Teixeira Gomes, o Largo 1º de Dezembro, a Igreja Matriz, Alameda da Republica, e Largo 1º de Maio, guiados pela equipa do Gabinete do Património da autarquia.
De acordo com a autarquia, os passeios culturais noturnos visam conjugar as temperaturas amenas de verão com o acréscimo de visitantes da época, proporcionando experiências culturais diferentes pelo contacto com os monumentos e espaços emblemáticos do concelho.
As inscrições para os passeios são gratuitas e limitadas e devem ser realizadas previamente até um dia antes dos respetivos passeios, através dos seguintes contactos: email:
[email protected] e telefones: 282470799/282480488
Esta iniciativa é uma organização da Câmara Municipal de Portimão, com o apoio da Junta de Freguesia de Portimão, Junta de Freguesia de Alvor, ISMAT (Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes) e Santa Casa da Misericórdia de Alvor.
Algarve Primeiro