Economia

Autarquia de Tavira abre concurso para mais 800 camas turísticas no concelho

 
O presidente da Câmara Municipal de Tavira confirmou ao Algarve Primeiro, a abertura de um concurso para a criação de uma unidade hoteleira com 800 camas, evidenciando outros projetos em curso que vão aumentar a dinâmica turística do concelho.

 
Jorge Botelho adiantou que, «a unidade hoteleira está prevista para avançar no Barrocal e que o concurso está aberto no âmbito do NDT – Núcleo de Desenvolvimento Turístico».
 
O NDT é uma opção estratégica de ordenamento do território a que o Município de Tavira acedeu disponibilizando duas zonas com 800 camas entre o Barrocal e o Litoral, «é o que ainda temos disponível para ser utilizado neste âmbito», clarificou o autarca, adiantando que, «abrimos o NDT para a zona do Barrocal, com essa capacidade de 800 camas, porque temos tido manifestações de investidores que têm parcelas de terreno cuja área mínima é de 25 hectares que é o que se exige, para instalar um conjunto de empreendimentos turísticos».
 
Para fazer avançar com este concurso, a autarquia de Tavira já fez concertação com a CCDR/Algarve, com a Agência Portuguesa do Ambiente e com a Direção Regional de Agricultura, «os pareceres são todos positivos, abrimos concurso e, agora temos 90 dias para obter resposta, vamos ver quem aparece».
 
Ainda em relação aos NDT’s, o edil frisou que, são 800 camas colocadas em 25 hectares de terreno em que o investidor terá de se enquadrar nestas exigências, já que não há outra forma de se candidatar». Ganha o NDT quem tiver a melhor nota nas várias parcelas propostas e quem conseguir cumprir todos os requisitos, concluiu.     
 
Jorge Botelho confirmou que, «o concelho de Tavira está muito bem, apesar de ter pouca área urbana, mas tem havido muita procura para unidades hoteleiras de qualidade no concelho».
 
Assinalando que, vai arrancar nos próximos dias em Cabanas, mais um Hotel de 4 estrelas, cujo projeto já está aprovado, o edil assinalou que ao mesmo tempo, tem acontecido muita reabilitação.
 
O autarca concretizou que, muita dessa reabilitação vai ser canalizada para Alojamento Local no concelho.Apontando que, «surgiu um conjunto de investidores para dar forma a dois ou três Hotéis de Charme, (um deles no centro urbano com 44 quartos), cujos projetos estão praticamente aprovados», Jorge Botelho não tem dúvidas de que, a hotelaria em Tavira está em expansão e com muita procura.