Sociedade

Autarquia de VRSA investe mais de 300 mil euros para requalificar Mercado Municipal

 
A Câmara Municipal informou em nota de imprensa, que deu início esta semana, à obra de requalificação do Mercado Municipal de Vila Real de Santo António.

 
A intervenção terá um custo global de 345 mil euros + IVA e terá a duração de 120 dias.
 
Os trabalhos integram a substituição da cobertura, a remodelação dos espaços de venda e WC, a pintura integral interior e exterior e a beneficiação das redes pluviais.
 
Ao mesmo tempo, será criado um novo conceito para o mercado, estando em plano a abertura de novas zonas de restauração e lazer na ala Sul, que passarão a funcionar com horário alargado e com a oferta de novos produtos e serviços.
 
Para Luís Romão, vice-presidente da autarquia de VRSA, «a obra corresponde a uma ambição há muito desejada, dando melhores condições a quem compra, a quem vende e a quem nos visita».
 
«Por outro lado, queremos tornar o mercado mais atrativo e mais dinâmico para que as pessoas regressem a este espaço que será, no futuro, não só um ponto de comércio, mas também de lazer e estadia», afirma Luís Romão.
 
Nesta primeira fase, a intervenção na cobertura terá início na ala norte, pelo que as bancas de venda situadas nesta área serão temporariamente deslocadas para a ala sul. Prevê-se a situação inversa na segunda metade da obra.
 
Ao optar-se por uma solução faseada, permite-se o normal funcionamento do mercado, evitando o seu fecho temporário, clarifica a autarquia.
 
É também intenção do Município instalar um conjunto de exposições permanentes e temporárias no mercado que irão remeter para a história da cidade, nomeadamente o seu legado e património ligado à indústria conserveira.